O trabalhador que perdeu o saque do abono, porque deixou passar o prazo, ainda pode ter acesso ao valor. Isso porque o Ministério do Trabalho e Previdência está aberto a receber recursos administrativos que esses trabalhadores fizerem.
O recurso de cada pessoa será analisado em esfera federal e, caso seja aprovado, o valor será liberado para o trabalhador. Entretanto, é preciso ficar atento porque a realização dos recursos também tem um prazo: 15 de fevereiro de 2023.
Saiba como realizar esse recurso, se você perdeu o saque do abono no ano passado, mediante a leitura deste artigo!
Como fazer o recurso se você perdeu o saque do abono
Tanto quem perdeu o saque do abono do PIS, como do PASEP, abrirá um recurso administrativo da mesma forma e no mesmo prazo. Depois de feito o recurso, o Ministério do Trabalho e Previdência Social tem até 30 dias para dar o seu parecer ao trabalhador. Aqueles que conseguirem a liberação do valor poderão acessá-lo no mês seguinte ao mês da resposta do MTPS. Pode-se fazer o recurso de várias formas. Saiba quais são elas:
Pessoalmente
Se você perdeu o saque do abono e sente mais segurança realizando o requerimento do valor via presencial, é possível. Para isso, basta comparecer em uma das unidades do Ministério do Trabalho e Previdência e solicitar a abertura de um recurso administrativo. O recurso pode ser aberto em qualquer uma das unidades do MTE. Pode-se consultar os endereços no próprio site do MTE.
Via telefone
Aqueles que se sentem mais confortáveis conversando com um atendente, também podem fazer o seu recurso dessa forma. Para isso, basta discar o número 158, que é a Central Alô Trabalhador. A ligação pode ser feita tanto de telefones fixos, como de celulares. Entretanto, quando feitas de números fixos, elas não são cobradas. Já quando a ligação é feita por celular, há uma cobrança. O atendimento por telefone fica disponível entre 7 da manhã e 19 da noite.
Por e-mail
O recurso para quem perdeu o saque do abono pode ser feito, também, através do envio de um e-mail. O e-mail para o qual se deve enviar a solicitação é o trabalho.uf@economia.gov. Deve-se substituir o “uf” do e-mail pela sigla do estado de residência do trabalhador. Por exemplo, aqueles que moram em São Paulo devem escrever “sp” e aqueles que moram em Minas Gerais, “mg”. O preenchimento correto do e-mail é muito importante, uma vez que cada estado é responsável pela análise do pedido dos trabalhadores residentes nele.
Através do aplicativo
Por fim, é possível realizar o requerimento de nova disponibilidade do abono através do aplicativo. Este aplicativo também fica disponível para baixar gratuitamente, em todos os smartphones. O seu nome é Carteira de Trabalho Digital, e, quem optar por essa opção de requerimento, deve se certificar sempre de estar com a versão atualizada. Essa é uma recomendação do MTPS.
Através do aplicativo também é possível se certificar de que você tem direito aos valores do abono. Além disso, é possível acessar informações como o valor que está disponível e o banco para recebimento, além de outras.