O prazo para envio da declaração do Imposto de Renda terminou no último dia 31 de maio. No entanto, é comum que alguns contribuintes acabem esquecendo ou deixando para a última hora a tarefa de prestar contas ao leão.
Para aqueles que perderam o prazo, a situação pode gerar multas e transtornos desnecessários. Mas, calma, nem tudo está perdido! A Receita Federal oferece algumas alternativas para quem não conseguiu cumprir o prazo. Para que você entenda as consequências do não envio da declaração do IR e saiba o que fazer caso tenha perdido o prazo, nós reunimos algumas das principais informações para te passar.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
O que acontece se não declarar o Imposto de Renda no prazo?
A declaração de Imposto de Renda é uma obrigação de todo cidadão que esteja dentro dos critérios estabelecidos pela Receita Federal. Mas caso o prazo para realizar a declaração expire, o contribuinte estará sujeito a uma série de consequências negativas. O principal problema que pode ocorrer é o pagamento de multas, que podem chegar a até 20% sobre o valor do imposto devido.
Outra consequência negativa é a restrição do CPF. Caso a declaração não seja realizada, o CPF do contribuinte pode ser bloqueado, impedindo o acesso a serviços financeiros, como a obtenção de empréstimos e financiamentos.
Não deixe de ler: Anúncio IMPORTANTE do Serasa para quem tem cartão de crédito
Confira o que fazer se perdeu o prazo da declaração
Se você é uma daquelas pessoas que se perdem com os prazos de entrega do Imposto de Renda, saiba que não está sozinho. Todos os anos, muitas pessoas acabam esquecendo de enviar a declaração no prazo estabelecido pela Receita Federal, e isso pode gerar uma série de problemas.
O primeiro passo para resolver a situação é verificar se você realmente perdeu o prazo. Se a declaração ainda pode ser enviada, basta acessar o site da Receita Federal e realizar o procedimento normalmente. No entanto, se o prazo já expirou, é preciso tomar outras providências.
Uma das opções é retificar a declaração, informando todos os dados corretos e pagando a multa correspondente. O valor da multa pode variar de acordo com o tempo de atraso e o valor do imposto devido, mas nunca será superior a 20% do imposto devido.
Outra opção é esperar a cobrança da Receita Federal. Caso o órgão constate que você não entregou a declaração dentro do prazo, irá enviar uma notificação para você informando que está em débito. Nesse caso, você pode regularizar sua situação pagando a multa e enviando a declaração.
Independentemente da opção escolhida, é importante regularizar a situação o quanto antes, para evitar maiores problemas com a Receita Federal. Lembre-se, portanto, de ficar atento aos prazos e não deixe de entregar sua declaração.
Então, agora que você já sabe o que fazer se perdeu o prazo do Imposto de Renda, é só seguir as dicas para voltar a ficar em dia com a Receita Federal!
Leia ainda: Saque de até R$ 3 mil do FGTS está AUTORIZADO