O Bolsa Família é um benefício criado pelo governo em 2003, e que desde essa data vem ajudando no orçamento de muitas famílias brasileiras. Seu objetivo é combater a extrema pobreza no país, fornecendo direito à moradia, educação, saúde, alimentação, entre outros. Em alguns casos, é possível que o benefício seja SUSPENSO ou até mesmo CANCELADO!
Por esse motivo, é muito importante saber como reverter essa situação, e também como evitá-la. É importante entender que existem algumas razões que justificam essa suspensão ou cancelamento. Sendo assim, vamos listar aqui quais são os possíveis motivos que fazem os beneficiários perderem o benefício. Além disso, vamos também explicar o que fazer para regularizar a sua situação, e voltar a receber o Bolsa Família! Confira!
Por que o Bolsa Família pode ser cancelado?
Como já citamos acima, existem diversas razões que podem ocasionar esse problema. Em primeiro lugar, é interessante saber que o Ministério da Cidadania mantém um serviço de fiscalização que cruza os dados informados pelos beneficiários com as bases municipais e estaduais. Dessa forma, quando alguma irregularidade é identificada, a família recebe um comunicado oficial informando o estado de irregularidade.
A partir da data de recebimento dessa notificação, a família precisa corrigir as informações em até seis meses. Assim, se os erros persistirem, o cadastro é automaticamente desligado. Dessa forma, o benefício sofre alterações, podendo ser suspenso ou cancelado permanentemente. Veja a diferença abaixo:
- Advertência: quando família é comunicada de que há irregularidade, mas não deixa de receber o benefício;
- Bloqueio: o pagamento fica bloqueado por um mês, mas pode ser sacado no mês seguinte junto com a nova parcela;
- Suspensão: o benefício fica suspenso por dois meses e a família não poderá receber os valores referentes a esse período posteriormente;
- Cancelamento: a família deixa de participar do programa.
Outra situação comum de bloqueio e suspensão do benefício, acontece quando o beneficiário não mantém o seu cadastro atualizado. É importante ressaltar que a atualização desse cadastro deve ser feita anualmente, para que as informações se mantenham corretas e situações como essa não ocorram.
Leia também: Pagamento do Vale-Gás retorna em POUCOS DIAS! Veja calendário ATUALIZADO
Bloqueio do Bolsa Família de famílias de uma pessoa
Nos últimos meses, a razão mais comum do bloqueio do benefício se deu devido a fiscalização do governo em relação às famílias de uma só pessoa.
Isso aconteceu com mais de 1,2 milhões de brasileiros. Essa foi uma atitude tomada pelo governo federal que focou nos beneficiários que alegavam morar sozinhos e que começaram a receber os valores do benefício durante o período eleitoral, no segundo semestre de 2022.
Nesses casos, essas pessoas receberam um recado através do aplicativo do Cadastro Único, e também por SMS. Esse procedimento é muito importante, pois quem não realizar a atualização das suas informações, pode ter o benefício do Bolsa Família suspenso de forma permanente.
O bloqueio desse alto número de benefícios foi necessário pois o governo federal identificou um crescimento acentuado de cadastros de famílias compostas por apenas uma pessoa em 2022. Com isso, o governou começou a suspeitar que uma parcela desses novos benefícios foram adquiridos de forma fraudulenta.
Leia também: Bolsa Família não caiu na conta neste mês de MAIO? Veja o que fazer
Como recuperar o Bolsa Família
Em primeiro lugar, se o beneficiário perdeu o Bolsa Família, ele deve verificar a irregularidade do programa e solicitar o retorno dos pagamentos. Dessa forma, o responsável familiar que possui o cartão em seu nome precisa procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de seu município com os seguintes documentos em mãos:
- RG original ou outro documento de identificação;
- CPF original;
- Carteira de Trabalho original;
- Título de Eleitor original;
- Holerite recente, se por acaso algum membro da família esteja trabalhando com carteira assinada;
- Extrato bancário recente, no caso de algum membro da família receber benefício do INSS;
- Para menores de 18 anos é necessário apresentar: certidão de nascimento ou RG original e declaração escolar recente original.
No caso dos bloqueios do Bolsa Família feitos nos benefícios de famílias de uma pessoa só, basta que os indivíduos em questão comprovem que são mesmo uma família de uma pessoa só. Assim, ao confirmar o seu direito ao recebimento do benefício, as parcelas que foram bloqueadas serão depositadas de maneira retroativa.
Importante: O prazo para realizar essa comprovação acaba no dia 14 de junho!
Depois desse procedimento, se confirmado que está tudo certo, o beneficiário pode voltar a receber o seu auxílio, de acordo com os seguintes procedimentos:
- Liberação: disponibiliza o saque, a partir das atividades de desbloqueio, reversão de suspensão ou reversão de cancelamento;
- Desbloqueio: desfaz o bloqueio. Ocorre quando os motivos que determinaram o bloqueio são esclarecidos;
- Reversão de suspensão: corrige suspensão indevida e disponibiliza os benefícios anteriormente suspensos;
- Reversão de cancelamento: desfaz o cancelamento, possibilitando o retorno da família ao programa.
Como não perder o Bolsa Família
Como podemos perceber, manter os dados atualizados é essencial para que nenhum problema ocorra com o pagamento do Bolsa Família. Entretanto, se o problema for dados desatualizados, o beneficiário deverá atualizar suas informações através do CadÚnico. Esse é um procedimento simples, que pode ser feito tranquilamente através do aplicativo ou do site. Dessa forma, veja o passo a passo abaixo:
- Acesse o app ou site do CadÚnico;
- Selecione a opção “Atualização cadastral”;
- Faça login com a sua conta gov.br;
- Insira as novas informações ou confirme as existentes;
- Clique em “Enviar cadastro”.
Para saber se o cadastro no CadÚnico está atualizado, basta que o responsável familiar acesse o aplicativo do CadÚnico e faça a consulta pelo CPF. Dessa forma, o app irá emitir uma mensagem vermelha caso o cadastro da família esteja desatualizado.
Leia também: Caiu no golpe do Pix? Veja como RECUPERAR o seu dinheiro!
O meu cadrasto estava atualizado ,mas a moça do CRAS fez um atualização em outubro de 2022 precisamente no dia dezoito,em novembro fui bloqueada ,mesmo indo ao CRAS não consegui reverter meu cadrasto ,sou escrita desde 2006 ,tenho 58 anos ,não consigo mas trabalho pois surtei e tomo remédio , respiridona clonazepam fluoxetina… Em fevereiro liguei pro 111 ou foi 121 e disse que o meu bloqueio estava em conta mas tinha o prazo até 39 de março para receber se perderia o dinheiro que estava em conta a moça liberou ,recebi…voltei o CRAS e disse ter recebido,mas não consegui fazer cadrasto ,desde dezembro do ano passado fiquei com benefício inativo ,não sei o motivo…não tinha nenhuma notificação apenas o extrato da lotérica dizia ,se fizer empréstimo consignado diminuirá a renda ,e mostrei em outubro isso a entrevistadora ,mas ela mandou esquecer e refez o cadrasto com uma renda de 200.00reais não tinha informação nenhuma,não saberia que está renda me tirava do programa ,pelo tempo estou suspensa, mas meu cadrasto está atualizado iria (irá) venceriem 27.07 2023.como disse acima fui lá porque estava bloqueado crédito em conta ,mas atualizada estando cadrasta desde 2006 ,não tendo renda ,passei automaticamente por auxílio Brasil,, acredito ter perdido por ela ter feito ,minha atualização em outubro no período eleitoral ,mas não sabia estava sem informação e aceite pensando que ela estava me ajudando e não me removendo do programa ,mas como todo mês estava lá para fazer a reversão,acredito não ter gostado da minha persistência ..agora não sei mas o que fazer e tenho até vergonha de ir lá acho uma humilhação ,hoje sei que rever muitas mudanças …mas meu acaso e desde de outubro…