Todo mundo fala que perdoar é difícil, e você sente a mesma coisa quando tem que perdoar alguém. Deixar para lá uma situação que te magoou pode ferir o orgulho. É como se a pessoa que te fez mal estivesse desculpada e pudesse seguir em frente. Contudo, você verá, abaixo, que as coisas não são bem assim. Veja o porquê a prática do perdão só faz bem a você mesmo, e aprenda a perdoar a partir daqui.
Maus hábitos: Pare de fazer isso se você quiser ser uma pessoa melhor
O que é o perdão
Primeiramente, devemos esclarecer que o perdão não é, como muitas pessoas pensam, esquecer o que passou. Nem muito menos, assumir que a pessoa que te magoou não teve culpa pela situação. Perdoar é deixar essa situação ir embora da sua vida, retirar dela os aprendizados, e deixar ir as mágoas!
A falta do perdão te prende ao que te magoou
Quando você vivencia uma situação ruim e não perdoa quem a provocou, você fica preso ao que te magoou. Ou seja, você permite que essa situação continue fazendo parte da sua vida, ao invés de deixá-la passar. Não vale a pena ficar revivendo o mal que te foi causado. Você já sofreu uma vez, não piore a situação, sentindo o sofrimento constantemente.
Não perdoar é não se abrir
Se você não pratica o perdão, consequentemente, você não consegue se abrir para novas oportunidades. Isso porque, o medo de que a mesma situação aconteça novamente, te domina. É compreensível querer evitar situações ruins. Contudo, quando isso te impede de viver coisas boas, você deve pensar se, realmente, está valendo a pena se apegar à uma situação que te magoou no passado.
Traumas antigos: eles afetam você hoje, veja como
Perdoar é autoamor
Muitas vezes, o motivo de você não conseguir perdoar, é o sentimento de culpa que você tem com relação à situação passada. Você não entende as suas limitações da época e não se perdoa por ter deixado isso acontecer com você. Por isso, você sofre, quando poderia levar o que passou como aprendizado. Dessa forma, perdoe ao outro, e si mesmo, para parar de sofrer e ser mais feliz.
Você prejudica só a si mesmo quando não perdoa
A falta do perdão machuca. Contudo, ela machuca a você. Muitas vezes, nos agarramos à situações e pessoas que nos fizeram mal, enquanto elas estão bem e vivendo a vida delas tranquilamente. Viva você, também, a sua. Não perca mais nenhum minuto com algo, ou alguém, que te deixou infeliz!
Perdoar é não deixar o que foi ruim te dominar
Por fim, perdoe, para que as situações ruins que você vivenciou não sejam traumas. Traumas dominam e fazem com que nos percamos e não consigamos fazer o que realmente queremos. Eles causam medo. Dessa forma, pratique o perdão, deixe ir e, principalmente, se deixe dominar pelas coisas boas na sua vida. Elas, com certeza, existem aos montes!
Paciência: veja como exercitá-la todos os dias e não explodir mais