O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) divulgou nesta segunda-feira (5) dados que mostram a importância dos pequenos negócios para o Brasil. A saber, a entidade revelou que as micro e pequenas empresas (MPE) responderam por 78,5% do total das vagas formais criadas no país em outubro.
De acordo com o levantamento, os pequenos negócios geraram 125,1 mil novos postos de trabalho no mês. Aliás, o Ministério do Trabalho e Previdência informou que o país criou 159,4 mil de vagas em outubro.
“Os postos de trabalho criados, no Brasil, apresentam uma redução 41% quando comparado com a média mensal dos últimos 5 meses, mas apesar dessa queda, todos esses números estão em consonância com a queda da taxa de desocupação disponibilizada pelo IBGE“, informou o presidente do Sebrae, Carlos Melles.
“Atualmente, essa taxa está em 8,3%. Em janeiro desse ano, ela era de 11,2%. Uma diminuição considerável de quase 3 pontos percentuais sendo os pequenos negócios os grandes responsáveis por essa redução e mostram que são essenciais para a economia brasileira”, acrescentou.
Última parcela do auxílio-taxista sai neste mês; saiba quando
Veja os números de empregos no acumulado de 2022
Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Brasil criou 2,32 milhões de empregos formais no acumulado de janeiro a outubro deste ano.
Desse total, os pequenos negócios foram responsáveis por 1,66 milhão dos postos de trabalho criados (71,6% do total). Já as médias e grandes criaram 513 mil vagas no período (22%).
O Sebrae também ressaltou a recuperação do setor de serviços, que sofreu fortes impactos com a pandemia da covid-19. Em resumo, o setor vem acumulando um forte desempenho em 2022, criando mais da metade dos empregos formais entre as MPE.
Em outubro, o setor de serviços das micro e pequenas empresas gerou 60,2 mil empregos. Isso representa 37,8% do total de vagas criadas pelos Brasil no mês. Aliás, o número foi mais que o dobro da quantidade de empregos criados pelas médias e grandes empresas no setor (29,1 mil).
Em relação ao comércio, o número de vagas criadas pelos pequenos negócios foi ainda mais expressivo. A saber, as MPE geraram 39,1 mil empregos formais no comércio, enquanto as médias e grandes empresas criaram apenas 8,3 mil.
Leia também: Preço da gasolina cai pela 2ª semana, mas segue acima de R$ 5