O inverno chegou com tudo, pois além de trazer picos de baixa temperatura, também vem acompanhado das típicas doenças, devido à baixa umidade do ar e tempo seco.
Além das gripes e resfriados, outras reclamações bem comuns desta época do ano são as dores musculares. Isso acontece, porque o indivíduo tende a se encolher devido ao frio, inclusive, acaba se exercitando menos.
Diante disto, não só a musculatura como também, as articulações sofrem contrações, causando rigidez, e logo, dor.
Essa reação é involuntária, gerada pelo Sistema Nervoso, além disso, é uma forma do próprio organismo tentar se esquentar ao provocar a contração dos vasos sanguíneos.
Outro fator que eleva as dores no corpo no inverno é o aumento da viscosidade do líquido sinovial, que serve para lubrificar as juntas do corpo. Este aumento reflete na rigidez e dor dos músculos.
Para acabar com esses sintomas, alguns pequenos hábitos do dia a dia podem ajudar. Veja quais são!
1. Se agasalhar!
Mesmo estando dentro de casa, é essencial se agasalhar muito bem, a fim de manter a temperatura corporal adequada.
Com a temperatura ideal, a circulação sanguínea é favorecida, o que alivia dores na musculatura e articulações.
Além disso, vale destacar a importância em aquecer as extremidades, como as mãos e pés, portando, além de um bom agasalho, abuse das luvas, meias, cachecóis e toucas.
2. Se mexa!
Apesar de ser extremamente confortável ficar ali, paradinho de baixo das cobertas, saiba que esse hábito pode agravar ainda mais as dores, portando, se mexa!
Integra uma atividade física de no mínimo 30 minutos por dia a sua rotina, pois além de manter o corpo aquecido, os exercícios ajudam a fortalecer a musculatura, evitandos as dores comuns do frio.
3. Compressas quentes!
Caso a dor esteja muito intensa, nada melhor do que provocar a circulação sanguínea no local, colocando uma compressa quente. A superfície quente também provoca o relaxamento da musculatura, apenas tome cuidado para não se queimar.
4. Sem estresse!
Saiba que o estresse também pode intensificar as dores nas articulações e musculatura. Isso ocorre porque em momentos de estresse, o hormônio cortisol é liberado no corpo.
Para evitar este estado, nada melhor do que buscar alternativas relaxantes, como a meditação, técnicas de respiração e até uma boa leitura.
5. Consuma chás naturais quentes!
Outra dica que pode ajudar a aliviar as dores do frio, inclusive, aumentar a temperatura corporal é consumir bebidas funcionais quentes, como os chás, por exemplo.
Cada erva possui uma função especifica, que sem dúvidas, irá ajudar a trazer mais relaxamento e conforto ao corpo e mente, portanto, colocar este hábito em ação em dia mais frios pode fazer toda a diferença.
Veja também: Um cálice de vinho tinto pode ajudar na circulação sanguínea em dias mais frios