Você sabia que a maioria dos pequenos empresários pretende ampliar os investimentos em 2021? Uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostra que 63% dos donos de micro e pequenas empresas pretendem investir no próprio negócio em 2021.
Sendo assim, as entrevistas foram realizadas entre os dias 20 e 24 de novembro. Com isso, foram entrevistados 6.138 donos de pequenos negócios de todos os estados e do Distrito Federal.
Segundo o levantamento, os empresários têm intenção de aplicar recursos. Logo, os principais campos são:
- Divulgação;
- Modernização de produtos e processos;
- Ampliação da oferta de produtos;
- Serviços;
- Atendimento e;
- Capacidade produtiva.
Pequenos empresários pretendem investir em 2021
Apesar de a maioria dos micro e pequenos empresários pretenderem aplicar recursos no negócio em 2021, 27% deles afirmaram não ter condições de fazer investimentos em 2021. Além disso, 10% disseram que têm intenção de guardar dinheiro para uma emergência.
Da mesma forma, a pesquisa do Sebrae mostrou ainda que, em novembro, houve uma quebra no ritmo de recuperação do faturamento das micro e pequenas empresas. Ou seja, pela primeira vez, depois de seis meses de diminuição da queda de faturamento, a baixa no faturamento médio registrou nova aceleração.
Portanto, o número passou de uma queda de 36% em setembro, em relação ao mesmo mês de 2019, para uma baixa de 39% em novembro. As informações são da Agência Brasil.
Por último, a pesquisa confirmou também o comportamento dos empresários em implementar inovações em seus negócios como forma de superar os problemas gerados pela pandemia de covid-19. Segundo o levantamento, entre setembro e novembro, cresceu de 39% para 43% a proporção de empresas que passaram a oferecer novos produtos ou serviços em razão da pandemia.
E aí, o que você achou desta notícia sobre os pequenos empresários e investimentos em 2021? Deixe sua opinião no espaço abaixo e aproveite para compartilhar o artigo nas redes sociais!