A quantidade de resíduos poluentes que os humanos lançam no mundo diariamente é muito alta. Contudo, só depende de cada um, através de atitudes individuais, reduzi-los. E todo mundo pode contribuir um pouco para isso, basta ter um pouquinho de força de vontade saber quais são as atitudes simples que ajudam o mundo, para aplicá-las no dia a dia. Por isso, veja a lista abaixo e saiba como você pode fazer a sua parte na contribuição para a sustentabilidade no mundo e para a redução de resíduos poluentes.
Dicas para dormir melhor: 8 dicas que te ajudarão a descansar mais
Substituições de materiais
Primeiramente, saiba que você pode substituir a bucha de espuma que você utiliza para lavar louça, por uma bucha natural. Isso porque esta última faz a limpeza tão bem quanto a primeira, contudo, ela não envolve nenhum processo industrial na sua fabricação.
Ou seja, não há resíduos poluentes resultantes da produção delas, como há nas buchas de espuma. Se não for possível fazer esta substituição, opte pela bucha de silicone, que, embora não seja biodegradável, dura muito mais do que a bucha de espuma e, por isso, você não a trocará com tanta frequência.
Faça a reciclagem
Fazer a separação do material para reciclagem permite que tudo que possa ser reaproveitado, seja. Portanto, os materiais como plástico e metais podem ser transformados em outros, a partir da sua separação no lixo. De preferência, leve o lixo reciclável até pontos de coleta, caso eles existam na sua cidade.
Contudo, caso isso não seja possível, descarte-o, embalando sempre aquilo que for igual (plástico com plástico, por exemplo) e separando o restante do lixo, para jogar fora. Fazer isso irá facilitar a coleta deles pelo profissional de reciclagem.
Produtos biodegradáveis
Sempre que for ao supermercado fazer as compras da semana, opte por comprar produtos de limpeza e higiene pessoal que sejam biodegradáveis. Isso porque eles contribuem para a redução de resíduos poluentes, já que não deixam resíduos na água, que pode retornar aos rios logo após passar pelo tratamento.
Alimentação saudável: o que é e como alcançá-la no dia a dia
Embalagens
Existem muitos produtos que possuem refil. Ou seja, eles utilizam a embalagem com muito plástico apenas uma vez. Depois que você comprar a primeira vez, pode adquirir apenas o refil nas próximas compras. Uma vez que o plástico é um dos objetos mais poluentes existentes, esta pequena atitude ajuda muito na redução de resíduos poluentes.
Além disso, prefira adquirir produtos de marcas que prezem pela sustentabilidade, utilizando embalagens sustentáveis no lugar daquelas cuja produção ocasione o maior lançamento de resíduos poluentes na água e na natureza.
Peças de vestuário ou móveis
A produção de tecidos e de objetos de decoração, como móveis, assim como os enfeites de decoração, são responsáveis pela geração de muitos resíduos que fazem mal ao planeta e aos humanos. Por isso, sempre que for adquirir peças de vestuário, decoração ou móveis, opte por escolhê-los em lojas de semi-novos, usados ou brechós. Isso ajudará na redução de resíduos poluentes. Se todas as pessoas fizerem um pouco, isso, eventualmente, se tornará muito.
Hábitos que danificam os cabelos: 7 coisas que você não deve fazer