Um possível pente fino no INSS está deixando segurados com a pulga atrás da orelha. Assim, a fiscalização rigorosa do Instituto Nacional do Seguro Social gera preocupação constante para os segurados que se encontram aposentados, recebendo pensão ou qualquer outro benefício da Previdência Social.
Esse é um procedimento que habitualmente ocorre todo ano e ultimamente acabou se tornando mais rigoroso. Desse modo, a averiguação que a autarquia realiza para apurar possíveis benefícios previdenciários com concessão irregular, acaba deixando os cidadãos inseguros.
Contudo, a possibilidade de erro em um volume tão grande de requerimentos em um sistema complexo, exige essa medida. Desse modo, o processo não tem a finalidade de realizar exclusão e cancelamento arbitrariamente. O objetivo é identificar possíveis falhas, em virtude do grande número de análises que acontecem diariamente.
Então, ao constatar inconsistências, buscar conjuntamente a solução, comprovando a veracidade das informações e fazendo a correção, para conceder o benefício.
Quer saber mais sobre o pente fino no INSS? Continue a leitura do texto até o final!
Objetivos do pente fino no INSS
Conforme mencionamos anteriormente, essa medida não tem o intuito de prejudicar o segurado realizando cancelamentos nos benefícios. A finalidade da abordagem é garantir que a concessão de todos os benefícios obedeça às regras de exigência da Previdência Social.
Essa garantia faz com que os recursos contemplem os segurados de modo mais justo e eficiente. Sendo assim, apesar da preocupação e insegurança gerada, o pente-fino executa um papel de relevância no cumprimento das normas do órgão federal. Ele garante que o sistema previdenciário vai se manter íntegro, destinando os benefícios de forma adequada e igualitária a todos os segurados.
Afinal, teremos pente fino no INSS esse ano?
Primeiramente é importante lembrar que desde que iniciou o mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem determinando fiscalização constante nas bases de dados do governo. Assim, o alvo da operação de pente-fino até o momento foi o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Vale lembrar que esse é o sistema de informação fundamental para aqueles que desejam acessar o PBF (Programa Bolsa Família). Bem como as demais políticas públicas do governo .
Todavia, até as últimas informações, nem o governo federal nem o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fizeram qualquer comunicação oficial acerca do pente fino. Ou seja, não há divulgação de nenhuma informação concreta sobre possível averiguação minuciosa nos benefícios da previdência para o ano de 2023.
Sendo assim, o que existe são apenas especulações sobre essa possibilidade sem confirmação de fontes oficiais.
Possibilidade de revisão dos benefícios
Por fim, cabe ressaltar que é importante que os segurados do Instituto de Previdência mantenham a atenção nos noticiários e acompanhem os movimentos da autarquia e do governo. De maneira especial os beneficiários dos auxílios por incapacidade. Pois habitualmente, esses são os benefícios em que se concentra o foco do pente fino no INSS.
E os segurados contemplados por esse benefício, comumente são convocados para nova consulta médica pericial no INSS, como uma exigência do processo de revisão.
Você concorda que existe a necessidade de pente fino no INSS para averiguar concessões indevidas de benefícios? Comente conosco.