Ministério da Cidadania está realizando pente fino no Auxílio Brasil, que pode eliminar várias famílias do benefício. Portanto, aquelas pessoas que estão recebendo o benefício de forma irregular, ou até mesmo aquelas que cumprem os requisitos, mas estão com o cadastro desatualizado, podem ter o benefício suspenso. Continue acompanhando este artigo para saber quem corre o risco de ficar sem o auxílio mensal.
Irregularidades no cadastro
Primeiramente, as famílias que estão na mira do pente fino no Auxílio Brasil, estão sendo avaliadas em seus cadastros, para checagem do cumprimento dos requisitos para recebimento do benefício. É obrigatória a atualização do cadastro a cada dois anos, mas nem todos fazem isso.
E aquelas pessoas que estiverem com ele desatualizado, correm o risco de perder o benefício, ainda que cumpram com os requisitos. Isso porque não basta cumpri-los, eles devem ser comprovados, mediante o cadastro da família pelo CRAS, com a constante atualização de dados.
Mudança na renda familiar
As regras para o recebimento do Auxílio Brasil são claras: as famílias devem estar em situação de pobreza ou extrema pobreza. Isso significa que elas devem receber, no máximo, R$210,00 por pessoa, em casas onde há grávidas, e menores de 21 anos. Já aquelas famílias que não contam com esses membros devem ter renda até R$105,00.
Portanto, se houver alteração da renda familiar, fazendo com que esses valores sejam ultrapassados, então essas famílias não cumprem mais os requisitos para receber o auxílio. Dessa forma, se elas ainda estão recebendo, estão irregulares e serão excluídas, tão logo os seus dados forem analisados.
Famílias unipessoais estão na mira do pente fino no Auxílio Brasil
As famílias unipessoais estão sendo investigadas pelo pente fino no Auxílio Brasil, não porque sejam irregulares, mas porque estão sendo usadas para burlar as regras. Isso porque muitas famílias, a título de continuar recebendo o benefício, mesmo ultrapassando a renda obrigatória para ele, estão se desmembrando.
Dessa forma, seus membros estão realizando diferentes cadastros, visando receber, cada um, o valor do auxílio. E essa é uma prática ilegal e que tira de muitas famílias a chance de receber o valor mensal. Quem comete essa prática, está cometendo fraude. Por isso, as famílias que passarem pelo pente fino e forem pegas realizando essa prática serão, por inteiro, bloqueadas do recebimento do auxílio.
Como saber se a sua família está na mira
As famílias que estiverem na mira do pente fino no Auxílio Brasil serão convocadas, visando a atualização cadastral no CRAS. Elas receberão mensagens de texto, mensagens no aplicativo oficial do Auxílio Brasil, ou até mesmo nota informativa no extrato de pagamento.
Caso não compareçam para realizar a comprovação do cumprimento dos requisitos, elas serão bloqueadas. Portanto, se você é uma das pessoas que recebe o auxílio, é melhor ficar atenta aos canais de comunicação utilizados pelo Ministério da Cidadania.
Para se ter uma noção da dimensão do pente fino, a previsão é de comparecimento de cerca de 1 milhão de pessoas seja solicitado até janeiro do ano que vem. Já para fevereiro, espera-se que sejam chamadas 25 milhões de pessoas.