A operação pente fino INSS 2021 já teve início com o envio de notificações aos beneficiários. Assim, os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que receberam auxílio-doença sem data de cessação há mais de 6 meses, que não tenham passado por perícia médica, devem ficar atentos, pois 170 mil benefícios serão alvo do pente fino do INSS.
Além disso, existem outras notificações relacionadas aos programas de revisões administrativas e de rotina do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Dessa forma, de acordo com a Secretaria de Previdência do Ministério da Economia, o INSS já notificou cerca de 700 mil beneficiários que passarão pelo processo de pente fino.
A expectativa é que as revisões tenham início no mês de agosto, e os beneficiários notificados ficarão sujeitos a responder à convocação e agendar a perícia médica dentro de um prazo de 30 dias.
Vale lembrar, que o prazo para apresentar a defesa para manter a concessão do benefício, pode ser estendido para 60 dias em alguns casos. Isto é possível para agricultores familiares, trabalhadores avulsos, rurais e segurados especiais.
Dados atualizados para notificação do pente fino INSS 2021
Uma vez que estão sendo encaminhadas as notificações, é importante ressaltar que o beneficiário deve manter sempre os seus dados atualizados, pois a comunicação pode ser enviada através dos seguintes meios: carta, e-mail, Portal Meu INSS.
O que fazer em caso de notificação?
Como orientação para aqueles que sejam notificados sobre a revisão do pente fino do INSS, a autarquia informa em nota: “Assim que receber a carta, o beneficiário deve acessar o Meu INSS pelo site ou aplicativo e clicar na opção ‘Agendar Perícia’. Esse agendamento também pode ser feito pelo telefone 135. É bom lembrar que o prazo para fazer esse agendamento é de 30 dias, a contar do dia em que a pessoa recebeu a carta. Quem perder esse prazo, terá o benefício suspenso”.
De acordo com o governo, das 724 agências da Previdência Social que oferecem perícia médica hoje, 619 estão funcionando, com a presença de 2.549 peritos. Atualmente, o tempo médio entre a data de agendamento e o dia de realização do exame é de 39 dias.
Como ter acesso ao aplicativo Meu INSS?
O aplicativo pode ser obtido de forma gratuita nas lojas de aplicativos, onde você deve buscar por ‘Meu INSS’ para fazer o download no seu celular ou tablet.
Você ainda tem a opção de visitar o Portal do Meu INSS na internet neste link.
Veja ainda: Saques Auxílio Emergencial: Etapa começa na próxima semana; consulte o calendário