Como provavelmente já é de conhecimento de todos, o governo federal do Brasil oferece aos seus cidadãos uma ampla variedade de projetos sociais. As pessoas mais pobres do nosso país poderão garantir alguma forma de estabilidade social e financeira graças a essas iniciativas. Por isso que hoje, indicaremos que o pente-fino do CadÚnico está atingindo também, grupos familiares que recebem o Vale Gás.
O Vale Gás é um dos projetos sociais à disposição dos cidadãos. Mas, recentemente, muitas pessoas tiveram seus benefícios cortados. Veja a história a fundo e avalie se você também corre o risco de perder o auxílio.
O que é o Vale Gás?
Cerca de 2 milhões de grupos familiares brasileiros recebem o benefício, segundo dados de 2022 do governo federal. Como o nome indica, é um projeto de ajuda financeira oferecido pelo governo aos grupos familiares em vulnerabilidade social do nosso país.
O valor pago do Auxílio Gás é calculado com base no preço médio do botijão de 13 quilos de gás no Brasil e deve cobrir o custo total do item.
Leia ainda: Condutor, fique ATENTO! Acaba de sair ALERTA para quem já possui CNH
O que é o pente-fino no Vale Gás?
Os grupos familiares beneficiados pelo Projeto Vale Gás têm passado por dificuldades ultimamente. É porque um novo pente-fino foi instituído pelo governo federal especificamente para esse projeto social.
Caso você não esteja acompanhando, o governo instituiu anteriormente um pente-fino no Projeto Bolsa Família. O objetivo declarado da medida é detectar pagamentos divergentes e interrompê-los imediatamente.
Os destinatários do subsídio do Vale Gás são agora o foco do pente-fino. O governo propôs que aqueles que têm direito a um benefício, mas não precisam dele, parem de recebê-lo. Segundo informações oficiais do governo, com a implementação do pente-fino, mais de 200.000 pessoas tiveram seus benefícios cortados.
O governo federal afirma que mais de R$ 600 bilhões saíram dos cofres da União só no ano de 2022 para serem distribuídos aos beneficiários do Vale Gás. Com a operação pente-fino, é possível que nos próximos meses, esse número caia bastante.
Essa informação se justifica, porque, desde o início das buscas, houve a retenção de mais de 266.000 favorecidos do projeto assistencial. A justificativa da retenção é que muitos beneficiários têm suas informações no CadÚnico imprecisas, ou que apresentam inconsistências. Dessa forma, a opção do governo foi bloquear o benefício, e assim obrigar os grupos familiares a fazerem a atualização do cadastro.
O que fazer se teve o Vale Gás suspenso?
Praticamente, a suspensão tem como objetivo obrigar os grupos familiares a atualizar seus cadastros, pois houve alguma inconsistência no cruzamento dos dados.
Assim, os grupos familiares que tiveram a suspensão do Vale Gás devem fazer a atualização do cadastro no CadÚnico. Para tanto, é preciso ir presencialmente no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), levando consigo os seguintes documentos:
- Documento com foto de identificação dos membros do grupo familiar;
- Comprovante de rendimentos dos integrantes do grupo familiar que estão trabalhando;
- Comprovante de endereço e telefone para contato.
Saiba também: Oportunidades de emprego para beneficiários do BOLSA FAMÍLIA