A Polônia decidiu que só usará a vacina AstraZeneca em pessoas com idade entre 18 e 60 anos. A decisão segue uma recomendação do conselho de medicina do país e veio em meio a crescentes dúvidas sobre a eficácia do imunizante, desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford, em idosos.
Também nesta terça-feira (2), a agência de saúde da Suécia informou que não aconselharia a vacina AstraZeneca para pessoas com mais de 65 anos. Da mesma forma, Alemanha e Áustria decidiram aplicar as doses apenas a pessoas com idade entre 18 e 64 anos. A Espanha, por sua vez, dará um veredicto esta semana sobre a administração do imunizante aos idosos.
A AstraZeneca descartou preocupações sobre a eficácia, mas reconheceu que a empresa tem menos dados do que outros fabricantes de medicamentos sobre idosos. Isso porque começou a vacinar pessoas mais velhas mais tarde.
O regulador europeu de medicamentos aprovou a vacina AstraZeneca/Oxford para uso em pessoas com mais de 18 anos na última sexta-feira (29). Contudo, comunicou que ainda não tem resultados suficientes para pessoas com mais de 55 anos para determinar o quão bem a vacina funciona. O Reino Unido se tornou o primeiro país a aprovar a injeção em 30 de dezembro do ano passado.
Vacina AstraZeneca no Brasil
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também recomendou o uso emergencial da vacina para pessoas com 18 anos ou mais, sem limite superior de idade. A agência ainda apontou que o número de participantes com 65 anos ou mais de idade era ainda pequeno e que dados adicionais deveriam ser fornecidos para complementar esta análise, assim que disponíveis.
A Fiocruz, responsável pela vacina no Brasil, afirma que os dados dos estudos feitos até agora apontam a segurança e imunogenicidade do medicamento também em idosos. Em Manaus, a Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas investiga a morte de um idoso no último sábado (30) após receber a vacina AstraZeneca/Oxford.
Estão dizendo que a tal da vacina astrazeneca/Oxford pode ser vacinado pessoas com idade entre 18 e até 55 anos , já tem idoso morrendo porque tomou a vacina vamos ver isso direito Sr Presidente ?