Pegou ou pretende pegar empréstimo do Auxílio? Veja como utilizar o dinheiro com inteligência. Este é o assunto que pretendemos discorrer com o artigo que agora apresentamos.
De acordo com pesquisa realizada pela Caixa Econômica Federal, a maioria dos beneficiários do Auxílio Brasil trabalham na informalidade, fazendo o que se chama de “bico”, precisam reformar as suas casas, ou possuem dívidas a serem quitadas. Assim, acredita-se que o empréstimo consignado servirá para atender as necessidades momentâneas dos beneficiários.
Possíveis motivos de investimento do dinheiro do empréstimo do Auxílio
De acordo com as informações acima, o empréstimo consignado servirá para 3 funções em específico:
- Comprar materiais de trabalho: as pessoas que trabalham na informalidade devem procurar investir o dinheiro do consignado na compra de materiais novos para o trabalho. Desta forma, podem realizar com maior qualidade;
- Comprar materiais de construção: a reforma das casas em que moram demanda da necessidade de compra de materiais de construção, para reformar ou ampliar a casa em que vivem;
- Possuem dívidas a serem quitadas: o endividamento dos brasileiros, e mais específico de pessoas de baixa renda, já é de conhecimento de todos, que é enorme, então, muitas famílias irão buscar o consignado para fazer a quitação destas dívidas.
Sabe-se também que existem pessoas que irão utilizar o dinheiro do consignado para gastar com coisas que são desnecessárias do ponto de vista da educação financeira. Não temos como interferir neste processo, uma vez que a liberação do consignado não pode limitar o uso do dinheiro, e o beneficiário, faz com o dinheiro, o que quiser.
Como utilizar o dinheiro do consignado com inteligência?
Em primeiro lugar, o empréstimo consignado só deveria ser feito, a partir de uma grande necessidade. Ou seja, somente deveria haver solicitação, se for realmente necessário. Mas, se você já solicitou, cabe a nós conscientizar para que você utilize este dinheiro com inteligência. O que significa isso?
Utilizar o dinheiro com inteligência significa utilizar ele de forma a contribuir com a redução das dívidas, por exemplo. Mas, só é vantajoso adquirir um consignado, se a taxa de juros da sua dívida for superior à taxa de juros que você está pagando com o empréstimo consignado.
Na verdade, você trocará uma dívida grande, por uma dívida menor. É o caso, por exemplo, do cartão de crédito. As taxas de juros do cartão de crédito são as maiores do mercado, então é inteligente fazer um consignado, a juros bem menores do que o do cartão de crédito, para fazer a quitação.
Outra questão é quitar dívidas à vista, com redução significativa de juros e multas. Isso é usar o dinheiro com inteligência. Se você investir em material de construção, procure negociar valores para pagamento à vista, geralmente há descontos nestes casos. O mesmo ocorre na compra de materiais para trabalho, negocie pagamento à vista e obtenha descontos por isso.
Não esqueça que a conta vai chegar, e no próximo mês de novembro. Por isso, utilizar dinheiro com inteligência significa realmente quitar as dívidas, eliminar uma para pagar outra, com juros menores.