Cuidar da pele é prioridade para grande parte das pessoas, por isso, nos últimos anos as rotinas de skincare têm crescido cada vez mais. Mas além dos cremes e sabonetes que promovem a limpeza da pele, o peeling também tem sido muito utilizado. Você já ouviu falar em peeling de fenol? Conheça o tratamento, riscos e resultados aqui.
O peeling de fenol ganhou bastante destaque nos últimos dias devido às postagens nas redes sociais mostrando os resultados desse procedimento. Nessas postagens, as pessoas que realizam o procedimento peeling de fenol ficam com a pele com um aspecto mais jovem. No entanto, o peeling de fenol pode ser muito perigoso e caiu em desuso há um tempo considerável.
O que é o peeling de fenol?
O peeling de fenol é um procedimento arriscado que pode danificar a pele, uma vez que ele causa risco de infecções virais, bacterianas e fúngicas. Além disso, ainda que o tratamento com peeling de fenol tenha uma realização corretamente, a pele pode ter sua cor alterada e podem surgir também manchas e cicatrizes.
Muitas pessoas desejam realizar o procedimento com peeling de fenol porque ele promete deixar a pele com um aspecto mais liso e uniforme, especialmente quando a pele possui muitas rugas, está flácida, com cicatrizes, manchas ou apresenta efeitos da incidência dos raios solares. No entanto, apesar de o peeling prometer solucionar todos esses problemas, ele consiste na aplicação de um ácido na superfície da pele, removendo a camada mais superficial da pele, isso pode prejudicar a pele significativamente, até mais que os outros peelings químicos.
Riscos do peeling de fenol
No tratamento da pele com peeling de fenol, o fenol realiza uma penetração na camada mais superior da pele, fazendo com que ela sofra um processo necrótico e deixando a pele da área mais interna inflamada. Assim, a produção de colágeno tem estimulo e, por consequência, a pele que irá nascer terá um aspecto mais jovem.
Quem não deve fazer peeling de fenol?
Esse peeling pode fazer com que os rins ou o fígado sejam intoxicados, por isso, pessoas que possuem insuficiência renal ou problemas hepáticos não devem realizar esse procedimento. A intoxicação pode ocorrer porque grande parte da substância em que é absorvida pelo copo é excretada pelo sistema renal e pelo fígado.
Além disso, pessoas que possuem tons de pele mais escuros, ou seja, que possuem mais melanina, e indivíduos com problemas cardíacos também não devem realizar esse peeling.
Resultados do peeling de fenol
Como mencionado anteriormente, esse procedimento tem como principal objetivo promover o rejuvenescimento da pele. Então, muitas pessoas procuram realizar o tratamento com esse peeling a fim de diminuir o aspecto das rugas. No entanto, esse procedimento pode também tratar melasma e acne, com uma eficácia um pouco menor que a obtida no tratamento de rugas.
Se você possui algo em uma pele que te incomoda e deseja tratar, procure realizar procedimentos em clínicas especializadas com profissionais capacitados. Assim, as chances de que sua pele tenha prejuízo posteriormente são muito menores.