No dia 10 de dezembro de 2021, um dos bancos mais populares do Brasil lançou suas ações na bolsa de valores americana. Na época, o banco era avaliado acima da realidade, segundo especialistas. Isso porque o Nubank valia mais que o Itaú, que, na prática, é um banco maior e com mais serviços. Desde então, os pedacinhos do Nubank, como o banco chama suas ações, caíram mais de 65%.
Contudo, uma das maiores estratégias de lançamento foi a distribuição dos pedacinhos do Nubank para os clientes. A ação, avaliada em R$10 no início, agora está valendo R$3,81. Além disso, chegou o momento de os investidores decidirem se manterão os pedacinhos ou se optarão pela venda delas.
Os pedacinhos do Nubank se quebraram
O Nubank tem uma história repleta de grandes conquistas e, com certeza, é um caso de sucesso no ramo financeiro do Brasil. Apesar disso, o histórico de suas ações não falam da mesma forma. Isso porque em apenas 12 meses o banco perdeu mais de 65% de seu valor de mercado, passando de banco mais valioso do país para uma posição bem inferior.
Na época de seu lançamento, a economia do mundo viva outra época. Isso porque o lançamento das ações vinha na retomada da pandemia, quando tudo parecia que ia começar a ser próspero novamente. Porém, a guerra na Ucrânia afetou o mundo todo, gerando inflação e queda no preço das ações de diversas empresas listadas. O Nubank não ficou de fora desse movimento.
Além disso, com o aumento de juros nas economias centrais e também no Brasil, a renda fixa fica cada vez mais atrativa, o que faz com que investidores vendam ações na bolsa de valores para comprar título de menor risco. Com isso, será que chegou a hora de se desfazer dos pedacinhos do Nubank?
O que fazer com os meus pedacinhos?
O Nubank deu um prazo de 12 meses para seus clientes ficarem com os pedacinhos. Nesse período, era proibido fazer a venda. Contudo, o lançamento das ações aconteceu no dia 10 de dezembro e, com o encerramento do prazo de carência, chegou a hora de os investidores tomarem suas decisões em relação ao investimento.
Apesar disso, não há uma decisão unânime entre os investidores. Isso porque enquanto uns alegam que o Nubank é um dos bancos mais populares do país, outros dizem que ele ainda está longe de ter os mesmos serviços que os bancos maiores. Atualmente, o roxinho tem mais de 70 milhões de clientes em toda a América Latina, principalmente no Brasil, onde soma 56 milhões de clientes aproximadamente.
Ainda, os resultados financeiros da empresa não são sólidos. Ela comumente apresenta prejuízos (por ter uma estratégia de crescimento), ao passo que os lucros são menores que os de outros bancos. Além disso, as altas taxas de juros no mundo não devem ajudar a subida dos preços das ações do Nubank.
Por isso, a maioria dos especialistas diz que pode ser um bom momento para pensar em vender as ações. Apesar disso, é sempre bom ler sobre a empresa e estudar os balanços para tomar a melhor decisão.