Todas as atenções estão voltadas nesta quinta-feira (2) para a votação da PEC dos Precatórios, em primeiro turno, no Senado Federal, como o Brasil 123 já tinha adiantado para você.
O foco está na aprovação do texto que possa abrir espaço no Orçamento para viabilizar os pagamentos turbinados para o Auxílio Brasil.
Assim, vale destacar que por 64 votos a favor e 13 contra, o texto foi aprovado em 1º turno. Para concluir a votação, os senadores ainda precisam analisar os destaques (propostas que visam modificar a redação) e ainda votar a PEC em 2º turno.
PEC dos Precatórios
Na fase final da votação em primeiro turno, o relator da PEC dos Precatórios, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), fez um apelo aos senadores que ainda não tinham apontado o seu voto, que assim o fizessem, de forma que fosse possível concluir a apreciação do destaque e abrir a votação em segundo turno ainda nesta quinta (2).
Bezerra reforçou a importância da agilidade no processo, para que a PEC possa voltar à Câmara para seguir a devida tramitação, e tão logo possa ser encaminhada ao Executivo e ao Ministro da Cidadania, João Roma, para que sejam tomadas as devidas providências para a execução do pagamento de R$ 400 do Auxílio Brasil para 17 milhões de pessoas ainda antes do Natal.
Espaço para turbinar o Auxílio Brasil
A PEC dos Precatórios é a principal aposta do Governo Federal para bancar o programa social Auxílio Brasil. A equipe econômica afirma que, se aprovada, a proposta deve abrir espaço superior a R$ 106 bilhões no orçamento.
Vale lembrar que o texto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e, na última terça (30), passou na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.
Leia ainda: Auxílio Emergencial retroativo tem pagamento confirmado! Veja quem tem direito