No sábado (6), em passeio de motocicleta pelo Paraná, o presidente Jair Bolsonaro defendeu a aprovação da PEC dos Precatórios como medida para conseguir dobrar o valor aplicado até então no Bolsa Família.
Como se sabe, o Bolsa Família será extinto e passará a ser substituído pelo Auxílio Brasil.
Na “motociata”, Bolsonaro percorreu trajeto com apoiadores entre Piraí do Sul e Ponta Grossa. Na ocasião, comentou sobre os efeitos da pandemia e disse que o mundo foi impactado pela inflação, que aumentou os preços dos combustíveis e alimentos.
De acordo com o presidente, é necessário dobrar o valor do benefício aos mais pobres para compensar o aumento do custo dos produtos.
“Estamos votando aqui a tal da PEC dos Precatórios para poder realmente fazer com que o Orçamento nosso funcione no ano que vem, para dobrar o Bolsa Família, porque estamos vivendo uma inflação de alimentos, inflação de combustíveis. Estamos pagando a conta, que eu não apoiei, do ‘fica em casa, a economia a gente vê depois’. Estamos fazendo o possível”, declarou Bolsonaro.
PEC dos Precatórios
O governo federal tenta aprovar a proposta que revê o pagamento de R$ 89 filhões dos precatórios, como forma de abrir espaço no Orçamento e viabilizar o Auxílio Brasil.
A saber, a votação em primeiro turno já ocorreu na Câmara dos Deputados, e foi aprovado com 312 votos, 4 a mais do que o mínimo necessário. O segundo turno deve ser colocado em votação nesta terça-feira (9).
Se passar nessa segunda votação, segue para o Senado, também com a exigência de aprovação em dois turnos.
Novo Bolsa Família já tem data para os pagamentos
O novo programa social, Auxílio Brasil, inicia os pagamentos no dia 17 de novembro para cerca de 14,6 milhões de famílias.
A saber, todas as pessoas já cadastradas receberão o benefício automaticamente, seguindo o calendário habitual do programa anterior, o Bolsa Família. Assim, não há necessidade de recadastramento.
O valor médio do Auxílio Brasil será corrigido em 17,84% neste mês de novembro.
Em dezembro, caso tenha a aprovação da PEC dos precatórios, o Governo Federal pagará um complemento que garantirá a cada família, até dezembro de 2022, o recebimento de pelo menos R$ 400 mensais.
Confira ainda: Você sabe como funciona o Pix Saque e o Pix Troco? Veja aqui