Morreu, na noite desta terça-feira (04), o ator e humorista Paulo Gustavo, de 42 anos. O artista faleceu por conta de complicações da Covid-19. Ele estava internado desde o último dia 13 de março, no Rio de Janeiro.
Tendo como principal criação a personagem de Dona Hermínia, de ‘Minha mãe é uma peça’, entre tantos outros, o ator estava internado no Hospital Copa Star, em Copacabana, na Zona Sul da capital carioca.
Nas últimas semanas, o quadro clínico de Paulo Gustavo estava apresentando melhoras, sendo que ele chegou a ter a diminuição dos sedativos e bloqueadores. Na ocasião, ele até interagiu com os médicos e também com o marido, Thales Bretas.
rest in peace, Paulo Gustavo ❤ thank you so much for every laugh! pic.twitter.com/OD2VwIUTpq
— andressa (@exopalete) May 5, 2021
No entanto, no domingo (02), conforme publicou a assessoria do ator, ele sofreu uma embolia pulmonar e, a partir daí, seu quadro clínico piorou de maneira rápida.
Nesta terça (03), um novo boletim revelou que o quadro do ator era irreversível, mas ele ainda mantinha os sinais vitais. No entanto, às 21h12, foi constatada a morte do ator.
Paulo Gustavo deixa um marido, o médico Thales Bretas, com quem se casou em 2015. E dois filhos: Romeu e Gael, de 1 ano de idade, que nasceram após um processo de barriga de aluguel feito nos Estados Unidos.
Quem era Paulo Gustavo
Nascido em 1978, o ator nasceu em Niterói e estudou teatro na Casa das Artes de Laranjeiras, no Rio de Janeiro, na mesma turma de Fábio Porchat, outro comediante famoso e atualmente da Globo.
De acordo com a biografia do ator, sua primeira peça foi “O surto”, em que dividia a direção com Fernando Caruso, em 2004. Foi nesta peça que ele apresentou, pela primeira vez, a personagem Dona Hermínia, sua principal obra.
Dois anos depois, a mãe superprotetora e divertida ganhou seu próprio espetáculo em 2006, chegando ao cinema sete anos depois.
Segundo números divulgados pelo portal “G1”, somados, a trilogia de “Minha mãe é uma peça” vendeu mais de 26 milhões de ingressos entre 2013 e 2020.
O destaque ficou por conta do terceiro e último filme, que teve a maior arrecadação da história do cinema brasileiro, com R$ 182 milhões de bilheteria.
Outros sucessos
A carreira de Paulo Gustavo também teve outros grandes sucessos como, com destaque para os filmes “Minha Vida em Marte” (2018) e “Os Homens São de Marte… e é para lá que eu vou” (2014), nos quais contracenou com a atriz e amiga Mônica Martelli.
Artista marcou presença na televisão
Além dos sucessos no teatro e no cinema, Paulo Gustavo também fez sucesso na televisão. No Multishow, ele começou apresentando o programa “220 Volts”, em 2021.
Em 2013, ele passou a fazer parte do elenco da sitcom “Vai que cola”, vivendo o malandro Valdomiro Lacerda. O personagem fez tanto sucesso que também ganhou sua adaptação para o cinema, em 2015.
Apresentador de várias edições do Prêmio Multishow, o artista também protagonizou, ao lado de Katiuscia Canoro, a série “A vila”, que também ia ao ar no canal da Globo.
Repercussão nas redes
Nas redes sociais, a repercussão da morte de Paulo Gustavo foi instantânea. Artistas como Caetano Veloso, Leo Jaime e Fafá de Belém, e colegas de cena, como Marcelo Adnet e Dani Calabresa, postaram homenagens ao ator. Veja algumas dessas mensagens:
https://twitter.com/caetanoveloso/status/1389753133560172544?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1389753133560172544%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Foglobo.globo.com%2Fcultura%2Frevista-da-tv%2Fartistas-politicos-lamentam-morte-de-paulo-gustavo-nas-redes-sociais-25002509
Vá em paz, Paulo Gustavo! Por aqui lembraremos de você sempre com muita alegria! Força a família e aos amigos. Meus sentimentos 💔 #PauloGustavo #rippaulogustavo
— Walcyr Carrasco (@WalcyrCarrasco) May 5, 2021
Meu Deus… não sei o que escrever.. Paulo Gustavo❤️🙏 uma pessoa que fez o país gargalhar.. 😔 Nao da pra acreditar.. que tristeza..
— Dani Calabresa (@calabresadani) May 5, 2021
Estou arrasada. Que Paulo Gustavo siga na luz, e que Deus conforte o coração de Thales, da querida Déa Lucia e de todos os familiares. O Brasil perde, tão precocemente, um de seus grandes gênios. 😢
— Fafá de Belém (@fafadbelem) May 5, 2021
Todo amor a Dea Lúcia e todos os familiares de Paulo Gustavo. Muito da alegria brasileira parte com ele. Era imenso! Será assim a saudade que sentiremos. Muito triste. muito!
— Leo Jaime 🇧🇷❤️ (@LeoJaime) May 5, 2021
Mais mensagens
Até mesmo as autoridades prestam homenagens ao ator. Nesse sentido, pessoas como ex-presidente Lula, o governador de São Paulo, João Dória, e deputados federais, como Orlando Silva e Jandira Feghali, também deixaram palavras de conforto à família do ator e elogios ao artista.
Recebi com muita tristeza a notícia da morte de Paulo Gustavo. A covid levou hoje mais um de nós. Um grande brasileiro, que brindou nosso país com tanta alegria. Descanse em paz. Seu talento jamais será esquecido.
— Lula (@LulaOficial) May 5, 2021
Brasil perde Paulo Gustavo. Um dos maiores nomes do showbiz do Brasil na última década. Paulo Gustavo deixa enorme legado ao teatro, tv e cinema do País. Meus sentimentos aos familiares e amigos.
— João Doria (@jdoriajr) May 5, 2021
Fechou a cortina, mas Paulo é luz
Força aos familiares, em particular sua mãe, seu marido e filhos.
Solidariedade aos inumeros amigos, fãs, todos que se energizavam com seu talento e alegria.
Paulo Gustavo, mais uma vitima desta terrivel doença!— Jandira Feghali 🇧🇷🚩 (@jandira_feghali) May 5, 2021
Grande tristeza a morte do ator Paulo Gustavo, confirmada agora pela imprensa, em decorrência da Covid-19.
Era um jovem extremamente talentoso e querido por todos. Deixará saudades. Meus sentimentos aos familiares e amigos.
— Orlando Silva (@orlandosilva) May 5, 2021