Paulo Guedes, ministro da Economia durante o governo do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL), que acabou sendo derrotado nas eleições do ano passado para o atual chefe do Executivo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi anunciado nesta segunda-feira (24) em uma empresa do setor privado. A revelação foi feita pela empresa de investimentos Legend Capital, que anunciou a chegada de Paulo Guedes não somente como novo sócio da companhia, mas também como ocupante da cadeira de presidente do conselho de administração.
Confira AGORA como aumentar o limite do cartão de crédito do Banco Inter
Hoje, a Legend Capital tem cerca de R$ 11 bilhões investidos e atua nas áreas de gestão de patrimônio (Legend Wealth Management) e de assessoria de investimentos (Legend Investimentos), com vínculo com o banco BTG Pactual. Esse banco em questão, inclusive, teve Paulo Guedes como um de seus fundadores. Isso, em 1980 – atualmente, o banco é comandado pelo executivo por André Esteves.
Segundo informações publicadas pela Legend Capital, o ex-ministro da economia terá como responsabilidade a montagem de um time que terá como objetivo a reestruturação de empresas. Conforme o comunicado publicado nesta segunda, Paulo, Guedes tem se integrado à Legend Capital nos últimos meses, mas, agora, vai assumir, de forma oficial, o posto de presidente do conselho de administração. Isso, já na próxima semana.
No ano passado, ventilou-se a informação de que Paulo Guedes poderia continuar no meio político ao assumir um cargo no governo de São Paulo, comandado hoje por Tarcísio de Freitas (Republicanos), que também foi ministro de Bolsonaro. No entanto, no final das contas, a notícia foi de que Paulo Guedes, após um período sabático, iria voltar à administração privada. Após meses de sua saída do ministério da Economia, o primeiro ato oficial de Paulo Guedes, já no setor privado, foi a criação de uma escola especializada em oferecer cursos de MBA.
Conforme as informações, a Legend Capital tem entre os sócios Roberto Justus e Sergio Eraldo Salles, que foi um dos fundadores da gestora de recursos Crescera Capital (antiga Bozano Investimentos), da qual Paulo Guedes também foi um dos criadores – o ex-ministro saiu da companhia justamente para assumir a Economia durante o governo Bolsonaro.
Hoje, o escritório de assessoria é comandado pela dupla Pedro Salles e Tulio Lopez, egressa da XP. Por outro lado, a Legend Wealth é comandada por Sergio Marini, que já passou pela family offices GPS Julius Baer e Turim – a empresa em que Paulo Guedes vai atuar conta com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Miami.
Leia também: VALORES A RECEBER: Já sacou a sua grana? Veja como saber se tem dinheiro esquecido