Parece um filhote à primeira vista, mas não é. O protagonista canino dessa história verdadeira se chama Ranger e tem uma síndrome rara chamada nanismo hipofisário, que faz o cachorro parecer um filhote apesar de sua idade.
Mas, apesar desse aspecto em particular, Ranger é um modelo de vitalidade para todos: embora sofra de nanismo, ele gosta de brincar e correr como se fosse um filhote recém-nascido que enfrenta o mundo pela primeira vez.
Quando adotado, este magnífico exemplar de pastor alemão já havia lutado contra infecções importantes que colocaram a sua vida em risco. Mas depois de superar as duas doenças, os dois proprietários começaram a notar que Ranger não mostrava sinais de crescimento.
O mistério foi então revelado pelo veterinário: o pastor alemão sofria de nanismo hipofisário, que bloqueava o funcionamento e o crescimento de hormônios. Nesse sentido, Ranger ficará pequeno para sempre, embora os anos passem também para ele.
Apesar do fato de que, na literatura médica, os cães que sofrem de nanismo hipofisário não tenham uma expectativa de vida muito alta, no momento Ranger parece não percebê-lo. Por isso, embora continue crescendo em idade, o pequeno pastor alemão ainda tem a vitalidade e o desejo de correr, brincar e explorar o mundo… como se tivesse nascido ontem!
Veja mais sobre a raça pastor alemão
Como o próprio nome já diz, a raça Pastor Alemão tem origem na Alemanha. A partir do século XIX, um oficial da cavalaria chamado Max von Stephantiz decidiu utilizar sua aposentadoria para criar uma raça uniforme e de excelência. Seu objetivo era juntar todas as melhores características dos cães pastores existentes pelas diversas regiões da Alemanha a fim de chegar a uma raça perfeita. Por fim, seu objetivo foi alcançado com louvor: hoje o Pastor Alemão é uma das raças mais conhecidos e apreciadas no mundo todo!