Economistas garantem que é possível se livrar das dívidas. No entanto, ter um planejamento financeiro é fundamental para isso.
Atualmente, no Brasil, milhões de pessoas encontram-se negativadas e, com isso, não conseguem ter crédito em financeiras, bancos ou até mesmo, em lojas. Se livrar das dívidas para essas pessoas pode parecer algo impossível.
A boa notícia é que, seguindo alguns passos recomendados por economistas, é possível o cidadão retomar o controle da sua vida financeira e se livrar das dívidas, podendo novamente ter crédito no mercado e evitar o novo endividamento.
Ter um aporte financeiro armazenado para se livrar das dívidas
Para se livrar das dívidas, o primeiro passo é ter um aporte financeiro. Ou seja, guardar um dinheiro semanalmente ou mensalmente para pagamento das dívidas é uma ótima sugestão.
Além disso, é fundamental fazer um inventário de toda a renda para saber com o que ela está gastando. Dessa forma, é mais fácil saber para onde está indo o dinheiro e se ele está sendo gasto em coisas supérfluas que podem ser cortadas.
Especialistas recomendam que, ao elaborar um orçamento para as finanças pessoais, isso pode tornar o processo mais fácil.
Invista em seu futuro
Economizar, mesmo que um pouco do salário pode parecer quase impossível para quem tem dívidas. No entanto, se esforçar para deixar ao menos 10% todos os meses é fundamental para investir no futuro e se livra das dívidas.
Além disso, ter uma reserva é a melhor maneira de evitar dívidas futuras, pois, caso precise do dinheiro, terá uma reserva para isso e não vai precisar utilizar, por exemplo, o cartão de crédito.
Revisar os objetivos é fundamental
Fazer um balanço das metas financeiras de curto e também de longo prazo ajuda a saber como anda progresso para alcançá-las. Mesmo que os objetivos tenham mudado, é fundamental ter tudo anotado e revisado.
Nesse sentido, o planner ou um caderninho especial para planejamento é uma peça-chave. Com isso, basta anotar os objetivos e também os ganhos e gastos para ter tudo no controle e poder ser revisado sempre que possível.
Colocar as contas em débito automático
Ao colocar os boletos em débito automático, fica mais fácil controlar com que frequência deseja economizar. Sendo assim, basta designar que o salário ou as economias já sejam destinadas para cada conta como por exemplo, conta de luz, água, telefone, entre outras essenciais.
Em suma, colocando no débito automático, não há a necessidade de se preocupar em fazer depósitos ou então, em esquecer de pagar alguma conta e depois ter que pagar juros.
Pagar todas as dívidas
Finalmente, pagar as dívidas é um ponto muito importante. Obviamente, quem quer se livrar das dívidas precisa pagá-las. No entanto, na prática isso não é tão fácil quanto na teoria.
Existem formas de pagar as dívidas sem ter que se enrolar para isso. Ou seja, sem ter que sacrificar o pão e o leite dos filhos, por exemplo. A melhor forma de fazer isso é negociando com a empresa ou instituição credora.
Além disso, durante este período até o dia 5 de dezembro, a Serasa, órgão que trabalha garantindo a proteção ao crédito, está com o Feirão Serasa Limpa Nome, destinado as pessoas que estão endividadas, mas que não conseguem pagar devido aos juros absurdos.
Com isso, em parceria com mais de 260 instituições, basta acessar o site da Serasa e verificar todas as dívidas negativadas no nome do cidadão. Em seguida, ele será encaminhado para a página de negociação e poderá aceitar a melhor oferta para ele.
Em alguns casos, o cidadão precisará entrar em contato diretamente com a empresa. Nesse caso, ele poderá também negociar e dívida e buscar a melhor oferta com opções até de parcelamentos.