Usar o FGTS para comprar imóvel é uma excelente ideia para quem está pensando em adquirir uma casa ou apartamento próprio com desconto. Isso porque, essa é uma das situações que a Caixa, juntamente com o Governo Federal, permite que o trabalhador saque o montante acumulado no fundo.
Pensando nisso, reunimos algumas das principais informações para que você, que está pensando em adquirir um imóvel, saiba o passo a passo de como usar o FGTS para isso.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Passo a passo para usar o FGTS para comprar imóvel
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício que o Governo desanima aos trabalhadores brasileiros CLT.
Desse modo, o trabalhador pode usar esse fundo para diversas finalidades, entre elas, a compra de um imóvel.
Sendo assim, se você está planejando adquirir sua casa própria, mas não sabe como usar o FGTS para isso, basta seguir o seguinte passo a passo para obter bons descontos em sua aquisição:
1. Verifique se você tem direito
Primeiramente, antes de começar o processo de utilização do FGTS, é importante verificar se você tem direito a esse benefício. Isso porque, somente os trabalhadores com carteira assinada e que tenham pelo menos três anos de trabalho, consecutivos ou não, sob o regime do FGTS possuem o direito de utilizar os recursos para a aquisição de um imóvel.
Além disso, o imóvel deve estar localizado no mesmo município onde o trabalhador exerce a sua ocupação principal.
2. Obtenha a documentação necessária
Então, depois de comprovar a possibilidade de utilizar o FGTS na compra do imóvel, é necessário reunir a documentação necessária para dar entrada no pedido. Dentre os documentos requeridos, estão:
- A carteira de trabalho;
- Extratos bancários;
- Comprovantes de residência;
- Certidões negativas de débitos;
- Documentação referente ao imóvel em questão.
Portanto, é importante estar atento a todos os documentos para evitar atrasos ou indeferimentos no processo.
3. Solicite a autorização para o uso do FGTS
Ademais, uma vez que todos os documentos estejam em mãos, é necessário solicitar a autorização para o uso do FGTS para compra de imóvel.
Para isso, o trabalhador pode fazer essa solicitação junto à Caixa Econômica Federal ou ao agente financeiro responsável pelo financiamento do imóvel.
Contudo, é importante salientar que o requerente deve fazer essa solicitação antes da assinatura do contrato de compra e venda do imóvel.
4. Acompanhe o processo
Por fim, após fazer a solicitação, é muito importante acompanhar o processo para garantir que tudo esteja correndo conforme o planejado.
Desse modo, mantenha-se em contato com o agente financeiro para verificar se a Caixa concedeu a autorização e se você, bom como o responsável pelo imóvel cumpriram todas as exigências do benefício.
Lembre-se: acompanhar de perto essa etapa é fundamental para evitar possíveis problemas e garantir que o FGTS seja efetivamente utilizado na compra do imóvel.
Agora que você já sabe o passo a passo para usar o FGTS para comprar imóvel, veja se cumpre os requisitos e use o fundo para realizar seu sonho da casa própria!