Solicitar aposentadoria rural no INSS é uma tarefa simples. Contudo, requer atenção e cuidado por parte dos requerentes para que não haja um indeferimento do benefício.
Sendo assim, para que você saiba o jeito certo de solicitar aposentadoria rural no INSS, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para te passar.
Portanto, se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler até o final para saber de tudo o que precisa para aumentar as chances de obter uma resposta positiva do órgão!
O que é a aposentadoria rural?
Muito se ouve falar sobre a aposentadoria rural, porém, nem todos sabem do que ela se trata.
Assim sendo, a aposentadoria rural, como o próprio nome já diz, é um direito dos trabalhadores que exercem suas atividades no campo. Desse modo, qualquer trabalhador rural, seja agricultor, pescador, extrativista ou indígena, podem receber esse benefício, desde que preencham os requisitos.
Dessa maneira, para essas pessoas, que tanto contribuem para o desenvolvimento do país, é fundamental entender o processo de solicitação desse benefício junto ao INSS. Para que assim, possam requerer esse importante benefício e finalmente descansar depois de uma vida toda de trabalho no campo.
Se você é um trabalhador do campo, confira abaixo o passo a passo de como solicitar aposentadoria rural no INSS:
1.Saiba quais os requisitos para solicitar a aposentadoria rural no INSS
Primeiramente, antes de iniciar o processo de solicitação da aposentadoria rural, é importante estar ciente dos requisitos que o INSS determina para esse benefício.
Assim, para ter direito à aposentadoria rural, é necessário comprovar a idade mínima de 55 anos para as mulheres e 60 anos para os homens.
Além disso, também é preciso comprovar o exercício da atividade rural por no mínimo 15 anos.
2. Reúna a documentação necessária
Ademais, ao solicitar a aposentadoria rural no INSS, é indispensável reunir a documentação necessária. Para isso, os principais documentos exigidos são:
- Carteira de identidade;
- CPF;
- Comprovantes de contribuição sindical rural;
Além disso, o INSS também solicita documentos que demonstrem o exercício da atividade rural, como:
- Notas fiscais de venda de produtos;
- Contratos de arrendamento;
- Declarações de sindicatos.
3. Agende o atendimento no INSS
Dessa maneira, após reunir toda a documentação necessária, o próximo passo é agendar o atendimento no INSS. Você pode fazer esse agendamento através do telefone 135, pelo aplicativo Meu INSS ou pelo site da Previdência Social.
Para mais, é importante ficar atento aos documentos específicos que você deve levar consigo no dia do atendimento, como:
- Comprovante de agendamento;
- Documentos pessoais citados acima;
- A documentação comprobatória da atividade rural.
4. Acompanhe o processo e decisão do INSS
Por fim, depois de realizar o atendimento e entregar todos os documentos, é necessário acompanhar o processo de solicitação da aposentadoria rural.
Isso porque, o INSS possui um prazo de até 45 dias para analisar o pedido e emitir uma decisão. Contudo, caso o órgão negue o benefício, ainda é possível recorrer da decisão através de recursos administrativos ou judiciais.
Agora que você já sabe como solicitar aposentadoria rural no INSS, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!