Resolver indeferimento na pensão por morte do INSS pode não ser uma tarefa tão simples. Entretanto, com as atitudes certas, você pode sim reverter essa situação e obter o benefício.
Desse modo, para que você saiba como agir para resolver indeferimento na pensão por morte do INSS da melhor forma possível, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para te passar.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Passo a passo para resolver indeferimento na pensão por morte do INSS
Quando o INSS indeferiu um requerimento de pensão por morte, pode ser extremamente frustrante e confuso para a pessoa que solicitou o benefício. No entanto, é importante destacar que nem tudo está perdido. Isso porque, como já dito, existem atitudes que o requerente pode tomar para reverter essa situação e receber o auxílio.
Portanto, se esse é o seu caso, acompanhe abaixo um passo a passo simples e fácil de como resolver indeferimento na pensão por morte do INSS da melhor forma possível:
1. Entenda o motivo do indeferimento
Primeiramente, antes de iniciar o processo para resolver o indeferimento da pensão por morte do INSS, é fundamental entender o motivo pelo qual o órgão negou o benefício.
Para isso, o requerente pode conferir na própria notificação, visto que o INSS menciona o motivo da decisão.
Sendo assim, leia atentamente a notificação para identificar as informações que faltam ou que o órgão considerou insatisfatórias para a concessão do benefício.
2. Recoleta de documentos e informações
Então, depois de identificar os motivos do indeferimento, o próximo passo é reunir todos os documentos e informações necessárias para resolver a situação.
Isso pode incluir documentos como:
- Certidão de óbito;
- Documentos de identificação;
- Comprovantes de pagamento do INSS, entre outros.
Além disso, certifique-se de que todos os documentos estão atualizados e de acordo com as exigências do INSS.
3. Protocole o recurso administrativo
Ademais, com a documentação necessária em mãos, é hora de protocolar o recurso administrativo junto ao INSS. Lembre-se de redigir o recurso de forma clara, objetiva e fundamentada. Apresente as razões pelas quais o INSS deve rever o indeferimento.
Além disso, é importante estar ciente dos prazos para protocolar o recurso, uma vez que o descumprimento desse prazo pode resultar no arquivamento do processo.
4. Acompanhe e agende a perícia, se necessário
Após o protocolo do recurso administrativo, recomenda-se acompanhar o andamento do processo junto ao INSS. Isso porque o órgão pode solicitar a realização de perícia, para avaliar a procedência das informações apresentadas.
Sendo assim, caso seja necessário, agende a perícia o mais rápido possível, para evitar maiores atrasos no processo.
5. Busque auxílio jurídico no caso de indeferimento da pensão por morte do INSS
Por fim, se mesmo após o protocolo do recurso administrativo, o indeferimento persistir, é hora de buscar auxílio de um advogado especialista em direito previdenciário.
Dessa maneira, o advogado poderá analisar o caso em detalhes, oferecendo orientações específicas e representando-o nas vias judiciais, caso necessário.
Agora que você já sabe o passo a passo para resolver indeferimento na pensão por morte do INSS, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!