O saque-aniversário do FGTS pode ser uma alternativa vantajosa para os trabalhadores que desejam utilizar parte do saldo disponível em sua conta anualmente, sem prejudicar a possibilidade de movimentação do valor em caso de demissão sem justa causa. Entretanto, nem todos os trabalhadores sabem como receber o benefício com essa modalidade.
Pensando nisso, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto, para que você possa saber o passo a passo para receber o saque-aniversário do FGTS.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Passo a passo para receber o saque-aniversário do FGTS
O saque-aniversário do FGTS é uma modalidade de saque que permite ao trabalhador retirar uma parte do saldo disponível em sua conta do FGTS, anualmente, no mês do seu aniversário. Essa opção é facultativa, e por isso, é necessário que o trabalhador opte por ela para receber o benefício com essa modalidade.
Desse modo, confira abaixo o passo a passo para receber o saque-aniversário do FGTS:
1.Verifique se você possui direito ao saque-aniversário do FGTS
Primeiramente, antes de fazer a adesão ao saque-aniversário do FGTS, é importante verificar se você possui direito a essa modalidade de saque. Isso porque, nem todos os trabalhadores podem optar por essa opção, sendo necessário atender alguns critérios.
Dessa forma, para ter acesso ao saque-aniversário, é necessário ter conta ativa no FGTS, além de ter saldo disponível na conta. Além disso, também é preciso aguardar um período de carência após a adesão, que varia de acordo com a faixa de saldo disponível na conta do FGTS.
2.Faça a adesão ao saque-aniversário do FGTS
Então, após verificar se você possui direito ao saque-aniversário do FGTS, o próximo passo é fazer a adesão ao serviço. Para isso, você pode utilizar o aplicativo do FGTS, disponível para download nas lojas de aplicativos dos smartphones, ou acessar o internet banking da Caixa Econômica Federal.
3.Entenda as regras e prazos
Ademais, ao fazer a adesão, é importante se atentar às regras e prazos que o programa estabelece.
Assim sendo, o valor do saque-aniversário será determinado de acordo com a faixa salarial do trabalhador e o saldo disponível em sua conta do FGTS.
Para mais, a Caixa divulga o calendário do saque-aniversário e indica os períodos em que cada mês de aniversário será contemplado. Portanto, é importante ficar atento aos prazos para não perder a oportunidade de efetuar o saque.
4.Acompanhe o saldo e faça o saque
Por fim, depois de aderir a essa modalidade de saque, é fundamental acompanhar o saldo disponível em sua conta e planejar a utilização do valor liberado no mês do seu aniversário.
Para isso, é possível, por exemplo, consultar o saldo do FGTS através do aplicativo, pelo site da Caixa Econômica Federal.. Sendo assim, no mês do seu aniversário, a autarquia disponibiliza o valor na conta que você indicou no momento da adesão.
Agora que você já sabe o passo a passo para receber o saque-aniversário do FGTS, deixe nos comentários o que acha dessa modalidade de saque!