A Carteira de Trabalho Digital é uma versão eletrônica do documento físico, que permite aos trabalhadores brasileiros consultarem informações sobre suas experiências profissionais de forma online. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como acessar esse documento.
Assim sendo, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para que você possa saber tudo o que precisa sobre a Carteira de Trabalho Digital e como acessá-la.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Passo a passo para acessar a Carteira de Trabalho Digital
A Carteira de Trabalho Digital é a versão digitalizada do documento que oferece muitas vantagens para seus usuários. Entretanto, como já mencionado, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como ter acesso a todos os dados trabalhistas por meio desse documento.
Assim sendo, para acessar a versão digital da CTPS, basta seguir esse passo a passo.
1. Acesse o portal gov.br
Primeiramente, para acessar a Carteira de Trabalho Digital é necessário acessar o portal gov.br, que é o ambiente digital oficial do Governo.
Para isso, basta digitar “gov.br” na barra de endereços do seu navegador de internet e pressionar a tecla “Enter”.
2. Cadastre-se no portal gov.br
Então, depois de acessar o portal gov.br, você precisará se cadastrar para ter acesso aos serviços que o Governo oferece para os trabalhadores.
Assim sendo, clique no botão de cadastro e preencha todas as informações que o sistema solicitar, como:
- Nome completo;
- CPF;
- E-mail;
- Senha, entre outros.
Além disso, é importante fornecer dados corretos e atualizados para garantir o acesso.
3. Faça o login no portal para poder acessar sua carteira de trabalho digital
Ademais, após realizar o cadastro, é hora de fazer o login no portal gov.br.
Para isso, será necessário informar o seu CPF e a senha que você cadastrou durante o processo e clicar no botão de login.
Contudo, caso tenha esquecido a senha, é possível clicar na opção de recuperação para criar uma nova.
4. Acesse a carteira de trabalho digital
Então, depois de efetuar o login, você terá acesso ao painel de serviços disponível no portal gov.br.
Sendo assim, procure pelo serviço da Carteira de Trabalho Digital e clique para acessá-lo. Em seguida, você será redirecionado para a página onde poderá verificar todas as informações relacionadas às suas experiências profissionais.
5. Consulte suas experiências profissionais
Por fim, ao acessar a página da CTPS, você poderá visualizar todas as informações sobre suas experiências profissionais, como:
- Contratos de trabalho;
- Salários;
- Períodos trabalhados e muito mais.
Além disso, também é possível solicitar a emissão do documento para uma nova contratação ou atualização.
Quais as vantagens da Carteira de Trabalho Digital?
Com esse documento, é possível ter todas as informações trabalhistas em formato eletrônico, o que traz diversas vantagens, tais como:
- Praticidade ao acessar os dados;
- Segurança em caso de perda do documento físico;
- Agilidade ao atualizar informações, entre outras.
Agora que você já sabe o passo a passo para acessar a Carteira de Trabalho Digital, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!