Com o aumento da inflação em todo o país e também os combustíveis mais caros no início do ano, vários setores ficaram afetados. Dentre eles, o setor aéreo foi um dos mais afetados, o que resultou em um preço da passagem aérea subindo 36,4% de janeiro a julho de 2022. Como resultado, viajar ficou mais complicado para quem tem as finanças apertadas.
Por isso, hoje vamos falar o que aconteceu para que as passagens aéreas ficassem mais caras e mostrar as expectativas para o futuro. Além disso, vamos dar dicas de como economizar (muito) na sua passagem em qualquer situação.
O que aconteceu com o preço da passagem aérea?
A passagem aérea é um produto bastante afetado pelo preço do petróleo no mercado internacional. Isso porque um terço dos custos de uma empresa aérea vem dos combustíveis. Por isso, quanto maior o preço do combustível, mais cara fica a tarifa para quem quer viajar. Por isso, o aumento de 36,4% não surpreende os economistas.
Isso porque no início do ano, o preço do petróleo no mercado internacional disparou com a guerra entre Rússia e Ucrânia. O conflito, que dura até hoje, segue pressionando os preços, mas a cotação do petróleo está bem abaixo das máximas que atingiu. Com isso, o preço da passagem aérea vem caindo justamente porque o querosene de aviação vem ficando mais barato. Nesta semana, a Petrobrás diminuiu novamente o preço do combustível.
Apesar disso, as companhias aéreas tomaram prejuízos relevantes nos primeiros trimestres do ano, o que explica o aumento dos preços das passagens aéreas. Contudo, a expectativa para os próximos meses é uma queda nos preços das passagens, o que deve aliviar o bolso de quem quer viajar.
Como economizar?
Contudo, mesmo com o preço da passagem aérea bastante alto, o trabalhador ainda consegue aderir a estratégias bastante efetivas para economizar muito na hora de viajar. E para isso, você pode usar o cartão de crédito, mas também precisa adequar a sua vida financeira para acumular muitas milhas aéreas para viajar.
Por isso, o primeiro passo é se cadastrar em algum programa de pontos ou milhas aéreas. Após isso, o ideal é fazer todas as suas compras do mês nos sites das lojas dentro dos aplicativos do programa de pontos. Vale lembrar que alguns cartões de crédito também dão pontos e milhas aéreas, mas essa é a forma que junta menos pontos, dado que os valores das faturas tendem a ser baixos.
Dessa forma, para ter uma passagem aérea, é preciso readequar o seu gasto para uma forma que você consiga juntar pontos com cada uma de suas compras. Após isso, você precisa monitorar os sites das companhias aéreas para ter as maiores promoções de passagens aéreas pagando o menos número de milhas aéreas.
Vale lembrar que, nesses casos, o ideal é você juntar as milhas aéreas apenas para uma companhia, evitando espalhar os seus pontos por muitos programas diferentes. Com isso, você consegue comprar passagem aérea com mais facilidade e pagando menos.