Quem está pensando em viajar talvez precise adiar o passeio. Isso porque as passagens aéreas estão bem mais caras e, claro, isso tem a ver com o atual cenário da economia. Com o preço do petróleo mais alto que o normal, o custo de operação das companhias também ficou mais e, dessa forma, o preço é repassado ao consumidor.
Na última semana, clientes reclamaram do alto reajuste das passagens. Agora, trechos mais acessíveis ficaram inviáveis para viajar. Com isso, é hora de rever a estratégia dos viajantes. Por isso, vamos dar dicas de como economizar nas passagens, mesmo com o atual cenário de bilhetes mais caros.
Passagem aérea mais cara?
A passagem aérea ficou mais cara na última semana. Isso porque Latam e Azul anunciaram aumento dos preços. A justificativa é o cenário econômico mundial, bagunçado pela guerra no leste europeu, envolvendo Rússia e Ucrânia. Com o conflito, o preço do barril do petróleo subiu a patamares acima dos US$120.
Com isso, a aviação ficou mais cara para operar. Isso porque o combustível dos aviões, o querosene, também bateu valores recordes. Segundo especialistas, o custo de abastecimento ficou até três vezes maior e, até agora, os custos não haviam sido repassados ao consumidor. Vale lembrar, ainda, que o combustível representa 30% de todo o custo das empresas do setor aéreo. Com o reajuste, o consumidor verá preços maiores na hora de comprar o bilhete aéreo. Dessa forma, o sindicato dos aeroviários prevê uma queda forte na atividade aeroportuária para os próximos meses.
De fato, depois do anúncio do aumento das passagens, Latam e Azul informaram que não executarão seus processos de ampliação. Esses processos envolviam a criação de novas bases e também um aumento da malha aérea. Apesar disso, ainda é possível que o consumidor consiga bons preços na hora de viajar.
Como economizar nas viagens?
Existem algumas dicas para que os viajantes consigam economizar na passagem aérea, mesmo com o preço mais alto. Claro, até mesmo as promoções terão preços maiores, mas é importante saber que mesmo assim é possível pagar mais barato na hora de curtir um novo destino.
A principal dica é pesquisar por destinos mais próximos a você ou de fácil acesso. Isso porque esses trechos mais curtos tendem a ser mais baratos. Com isso, você pode passar a conhecer os destinos mais próximos da sua casa. Além disso, trechos com grandes distâncias tendem a aumentar ainda mais o preço, em relação a trechos mais curtos.
Outra grande dica é baixar aplicativos de viagem que mostrem promoções. Nesses aplicativos, você pode ter grandes descontos, principalmente, e pacotes de viagens, onde a passagem aérea está inclusa com a estadia. Dessa forma, pode ser uma excelente forma de economizar, especialmente com pagamentos à vista, que normalmente dão mais desconto ao cliente.
Assim, você conseguirá continuar viajando, ao mesmo tempo em que diminui os impactos da alta das passagens aéreas no seu bolso. Vale lembrar que é sempre bom fazer bastante pesquisa de preços antes de comprar sua passagem.