Agentes da Polícia Federal (PF) apreenderam, entre os dias quinta (08) e domingo (11) uma grande quantidade de substâncias como anfetamina, metanfetamina e cocaína ocultas em fundos falsos de malas, fixadas ao corpo e dentro de embalagens de lençóis no Aeroporto Internacional de São Paulo.
Nesta segunda (12), a PF divulgou uma nota explicando que, na quinta (08) uma mulher, que desembarcou de um voo do México, seu país natal, compareceu ao aeroporto para retirar sua bagagem que havia sido extraviada, no voo que chegou um dia antes.
Segundo a entidade, a bagagem foi localizada e submetida à fiscalização alfandegária por meio do aparelho de raio-x. “Os servidores identificaram substância oculta nas estruturas da mala da passageira e acionaram a PF”, explicou a corporação. Ao analisarem a bagagem, os agentes constataram que havia sete quilos de anfetamina e, com isso, a suspeita acabou sendo presa em flagrante.
Outro caso de apreensão de drogas aconteceu no sábado (10). Na ocasião, uma brasileira, que embarcaria em um voo para Doha, no Catar, acabou sendo presa depois que o controle migratório descobriu que ela estava levando um quilo de cocaína, oculto nos bojos do sutiã e calcinha que vestia.
“Em outra ação, servidores da Receita Federal identificaram, por meio do raio-x, substância orgânica oculta nas estruturas de uma mala que chegou em voo procedente de Addis Ababa, na Etiópia”, detalhou a Polícia Federal, que explicou que a dona da bagagem foi abordada na hora em que ela pegou a mala na esteira.
“Nas estruturas da mala da passageira, nacional de Angola, foram encontrados quase seis quilos de metanfetamina na forma de cristais. Por conta dos fatos, a suspeita acabou sendo detida em flagrante”, explicou a entidade.
Por fim, no domingo (11), policiais federais foram acionados por servidores que operam os aparelhos de raio-x, no porão de bagagens despachadas e, após análise das imagens, localizaram a passageira, nacional de Angola, e a conduziram para acompanhar a revista.
“Na mala, dentro de embalagens de lençóis, foram encontrados volumes contendo cocaína. A suspeita havia despachado um total de 17 malas e todas foram levadas à sede policial e revistadas”, relatou a PF, acrescentando que, três das malas pertencentes à passageira, continham cocaína oculta da mesma forma. O total da droga apreendida somou quase 36 Kg.
Após as prisões, todos os suspeitos foram apresentados à Justiça Federal onde responderão pelo crime de tráfico internacional de drogas.
Leia também: Polícia apreende mais de 36 toneladas de maconha em MS