A Páscoa é uma das épocas do ano que mais movimentam a economia brasileira e, com a chegada dela, as empresas varejistas já estão se movimentando, ofertando produtos típicos, como Ovos de Páscoa, barras de chocolate e outros itens compostos por chocolate. Nesse sentido, de acordo com as principais marcas de chocolate no Brasil, o ano de 2023 deverá trazer resultados melhores que o de 2022.
Segundo a Cacau Show, a projeção de crescimento das vendas em 2023 é de 40% em relação ao ano passado, o que corresponde a 23 milhões de ovos de Páscoa vendidos. Para atingir tal resultado, a empresa lançou um novo mix de produtos em parceria com marcas internacionais, como NBA, Looney Tunes e Warner.
A Nestlé também apontou para uma boa expectativa de vendas neste ano. A produção deste ano foi aumentada em 10% se comparada ao ano passado. A Lacta também projeta um crescimento entre 10% e 15% e, inclusive, a marca contratou 2 mil funcionários para trabalhar em suas fábricas devido ao aumento na produção e na comercialização de ovos de chocolate. Por fim, no varejo, já é possível notar a comercialização de ovos de Chocolate, até mesmo antes do carnaval, supermercados e varejistas já estavam com os itens em suas prateleiras.
Brasileiros têm optado pela barra de chocolate para esta Páscoa
Em 2022, os brasileiros notaram uma forte alta nos preços dos ovos de Páscoa. Devido à alta inflação nos itens necessários para a fabricação dos ovos fez com que os preços saltassem em 39%. Com isso, as vendas de ovos também diminuíram em 18%, o que aumentou a venda de coberturas (18%) e chocolates (6%). Além disso, no geral, barras de chocolate são mais baratas que ovos de Páscoa.
Segundo especialistas, o custo de fabricação de um ovo de páscoa é muito maior que o de barras de chocolate. “Os ovos passam por um processo de produção de alta complexidade com custos de fabricação superiores, além disso, são embalados manualmente e as próprias embalagens são maiores e mais sofisticadas do que as de chocolate de linha regular”, afirmou a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates (Abicab), em nota.
Para efeito de comparação, no site da Lacta, por exemplo, um ovo de Diamante Negro de 300 gramas custa, R$53,99, o equivalente a R$180 por quilo. Já uma barra de chocolate, com 165 gramas, custa R$11,39, o que equivale a aproximadamente R$69 o quilo, ou seja, o quilo do ovo de Páscoa, nesse caso, é de 2,6 vezes mais caro que o da barra de chocolate.
Já no site da Nestlé, o ovo de Páscoa Galak de 185 gramas custa R$42,99, o equivalente a R$232,40 o quilo. Já a barra do mesmo chocolate de 80 gramas, custa R$5,59, o que representa R$69,90 o quilo. Com isso, o quilo do ovo Galak custa 3,3 mais que a barra de mesmo sabor. Contudo, o grande diferencial em relação ao ovo de Páscoa é o apelo emocional, dado que representa o símbolo de celebração da data.