Dez partidos divulgaram um manifesto em prol da manutenção da democracia neste domingo (22). Ainda no documento, as legendas prestaram apoio a Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) que se tornou alvo de Jair Bolsonaro (sem partido), que foi ao Senado apresentar um pedido de impeachment contra ele.
Os partidos: PDT, PSB, Cidadania, PCdoB, PV, Rede, PT, DEM, PSDB e MDB, também estenderam a solidariedade ao ministro do STF e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luis Roberto Barroso, que vem sofrendo ataques do chefe do Executivo por defender a integridade da urna eletrônica e a lisura das eleições.
Segundo os partidos, o pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes é “injustificado” e “claramente revestido de caráter político”. Juntos, os partidos que assinaram o manifesto somam 43 dos 81 senadores – é o senado o responsável por analisar pedidos de impedimento contra ministros do STF.
Partidos dizem que a democracia é o único caminho
De acordo com o texto assinado pelos partidos neste domingo (22), “a democracia é o único caminho a ser seguido”. Além disso, eles alertam que a atual conjuntura exige “sensibilidade, compromisso e entendimento entre as lideranças políticas, as instituições e os Poderes”.
“É lamentável que em momento de tão grave crise socioeconômica, o Brasil ainda tenha que lidar com a instabilidade política e com o fantasma do autoritarismo”, afirmam as legendas, que também relatam que os membros do STF são os responsáveis por “garantir os direitos e as liberdades fundamentais”, e devem ser protegidos “em sua integridade física e moral”.
“A República se sustenta em três Poderes independentes e harmônicos entre si. É preciso respeitar cada um deles em sua independência, sem intromissão, arroubos autoritários ou antidemocráticos. Há remédios constitucionais para todos os males da democracia”, afirmam os partidos.
Por fim, o manifesto ainda ressalta que, atualmente, os verdadeiros problemas do Brasil são a crise econômica, o desemprego, a inflação, a fome e também o impacto da pandemia de Covid-19. “Esses são os temas que deveriam estar em foco no momento atual”, finalizam as legendas.
Leia também: Ex-ministros pedem para que presidente do Senado rejeite pedido de Bolsonaro contra Alexandre de Moraes