O presidente da República Jair Bolsonaro (PL) tem recebido um conselho nada republicano de algum de seus aliados. De acordo com a jornalista Andreia Sadi, da “Globo News”, sua ala radical, conhecida como “gabinete do ódio”, tem o aconselhado a “atrapalhar” a transição entre a sua gestão e o futuro governo do chefe do Executivo eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Presidente do PL diz que Bolsonaro ‘não deixará eleitor na mão’
Segundo a jornalista, as informações são de que esses aliados aconselham que Bolsonaro assine qualquer documento que atrapalhe a transição, formando assim problemas para o governo futuro de Lula, que assumirá seu terceiro mandato como presidente da República.
Conforme Andreia Sadi, desde que o Centrão se distanciou de Bolsonaro e se aproximou de Lula, Bolsonaro tem direcionado seus ouvidos para seus auxiliares mais radicais. De acordo com os relatos revelados pela comunicadora, esses aliados defendem uma ação apelidada de “operação caneta Bic” para dificultar a transição do governo Bolsonaro para o governo Lula.
Mesmo com pouco tempo, visto que a posse de Lula acontece em menos de um mês, Bolsonaro ainda pode usar sua caneta para atrapalhar a transição. “Assim, o fato de estar recluso não significa que o presidente tenha se tornado pacífico”, comenta Andreia Sadi.
Bolsonaro ‘não deixará eleitor na mão’
Desde que perdeu as eleições, Bolsonaro tem ficado recluso, sem muitas aparições públicas. Nesta semana, Valdemar Costa Neto, presidente do Partido Liberal (PL), afirmou que o chefe do Executivo “não irá deixar os eleitores na mão”. De acordo com o líder da sigla, o mandatário se pronunciará em breve aos seus simpatizantes.
Nas redes sociais, circulou um vídeo que mostra um apoiador perguntando para Valdemar Costa Neto sobre qual a possibilidade de “ganhar essa aí lá no quartel”, uma referência aos pedidos de intervenção militar feitos por apoiadores de Bolsonaro que não concordam com a vitória de Lula.
“Vocês podem ter certeza de que o Bolsonaro vai dar uma resposta para vocês”, respondeu Valdemar Costa Neto ao apoiador, sem comentar de fato a pergunta feita pelo indivíduo. “Bolsonaro é homem. Pode ter certeza que ele não vai deixar vocês na mão”, completou o líder do partido.
Leia também: Bolsonaro tenta ‘enfraquecer’ o orçamento secreto após Arthur Lira e Rodrigo Pacheco se encontrarem com Lula