Uma parlamentar do Reino Unido está na prisão nesta exato momento. O motivo: ela pegou um trem de Londres para Glasgow. Margaret Ferrier descobriu que estava com o vírus da Covid-19 horas antes dessa viagem. O caso virou um escândalo na Terra da Rainha.
De acordo com as informações da própria parlamentar, a viagem em questão aconteceu no último mês de setembro. Na ocasião, o caso ganhou tanta repercussão que a primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, pediu para que ela renunciasse ao seu cargo no Parlamento.
Na época, a parlamentar pediu desculpas públicas para a população. “Eu me responsabilizo completamente e peço a todos que não cometam o mesmo erro que eu cometi e que façam tudo o que puderem para ajudar a limitar a disseminação da Covid-19”, disse ela.
Mas mesmo com o pedido de desculpas, Margaret disse que não renunciaria ao cargo. Seja como for, o Partido Nacional Escocês (SNP) decidiu tirá-la do seu quadro de parlamentares. Agora, meses depois desse ato ela sofreu a prisão.
Pelo menos é isso o que dizem os principais jornais britânicos na manhã desta terça-feira (5). De acordo com o The Guardian, por exemplo, a prisão aconteceu ainda na segunda-feira (4) e só não aconteceu antes porque na época da viagem ainda não existiam leis que puniam tais práticas na pandemia do novo coronavírus.
Parlamentar britânica
Casos assim acabam chocando muito mais os brasileiros. É que por aqui vários políticos costumam causar aglomerações no meio da pandemia. Nas eleições municipais de 2020, uma série de partidos realizou aglomerações nas ruas das cidades brasileiras.
O presidente Jair Bolsonaro acabou de provocar uma em uma praia do litoral de São Paulo. Todos esses casos causaram muita repercussão. Mas o fato é que nenhum desses políticos chegaram perto de receber qualquer tipo de punição por isso.