Em uma nova mudança, o Programa Bolsa Família pretende criar parceria com bancos e alterar totalmente a forma que realiza seus pagamentos atualmente. É de conhecimento geral, que a operação do Bolsa Família é uma exclusividade da Caixa Econômica Federal. Assim, ela paga sozinha o benefício a quase 21 milhões de famílias que se encontram em vulnerabilidade socioeconômica e são beneficiárias do programa.
Entretanto, se houver a aceitação da medida que prevê a criação de parcerias com novas instituições financeiras, essa realidade pode mudar em todo território nacional.
Esse texto traz todas as informações sobre essa proposta de parceria do programa Bolsa Família com outras redes bancárias do Brasil. Leia com atenção e não perca nenhum detalhe dessa novidade!
Opinião da CEF sobre a proposta de parceria com bancos
Afinal, a própria presidente da Caixa Econômica, Rita Serrano, salientou, na última semana, que existe uma parceria entre os bancos.
Desse modo, ela apontou que os quatro bancos federais, em questão, realizam um trabalho em conjunto para auxiliar a população, trabalhando em favor de todos que podem acessar algum benefício social, a exemplo do Bolsa Família. Dessa forma essa medida engloba:
- A CEF (Caixa Econômica Federal);
- O BB (Banco do Brasil);
- O BNB (Banco do Nordeste);
- O BASA (Banco da Amazônia).
Apesar do BNB e do BASA serem dois bancos regionais, eles também operam sob o controle do governo federal.
Leia ainda: Pagamento do 3º lote de restituição do IR sai no DIA 31! Descubra se vai receber!
Como deve funcionar a parceria com bancos
Segundo Serrano, as quatro instituições financeiras juntas contam com uma rede de atendimento que disponibiliza para a população um quantitativo de 22 mil unidades de atendimento. Sendo 9 mil agências bancárias próprias e ainda mais 13 mil pontos de atendimento em casas lotéricas. Desse modo, a ideia da medida é possibilitar que o indivíduo que atualmente necessita comparecer até a CEF para realizar o saque do seu benefício, tenha a possibilidade de realizar utilizando um caixa eletrônico de qualquer um dos bancos parceiros.
A medida geraria praticidade e conforto para todos os usuários dos programas sociais do governo. Pois, de acordo com a presidente da Caixa, sem a limitação de um único banco, a população poderia realizar a transação financeira próximo da residência. Assim, quem mora perto da CEF continua acessando seu benefício nesse banco. No entanto, quem reside mais próximo de um dos outros bancos poderia realizar o saque em uma de suas agências.
Além disso, haveria a habilitação de todos os caixas eletrônicos para atender clientes dos outros bancos.
Não perca: Quais são as condições para sacar o FGTS? Confira
Funcionamento do saque do Bolsa Família atualmente
Atualmente, o saque do benefício do Bolsa Família e também do Auxílio Gás ou ou ainda de qualquer programa social oferecido pelo governo federal, são exclusividade da Caixa. O atendimento pode ocorrer diretamente em suas agências ou por meio de seus vários canais de atendimento. Contudo, a transferência do benefício é feita sempre na conta do Caixa Tem, uma poupança social, que tem abertura automática ao cidadão inscrito no programa.
Por fim, a presidente da CEF garantiu que a implantação do programa acontecerá ainda este ano, que só está dependendo de ajustes tecnológicos nos sistemas dos quatro bancos.
O que você acha da parceria com bancos para o pagamento de benefícios do governo? Comente conosco.