Será que vale a pena parcelar compras no cartão? Sabe-se que muitas pessoas utilizam essa forma para pagamento de compras, mesmo sabendo que pode causar descontrole e gerar falta de pagamento da dívida do cartão. Por isso que hoje, nós do Brasil 123 vamos ensinar se parcelar compras no cartão vale a pena.
Esta é a visão de muitas outras pessoas: o cartão é o vilão da saúde financeira da pessoa. O descontrole causado na conta do cartão de crédito, faz com que gere o endividamento da pessoa, a falta de pagamento e a inserção nos cadastros do SPC.
Mas, nem sempre o parcelamento de uma compra significa endividamento e juros embutidos. Há situações em que o parcelamento se torna uma grande sacada.
Quando que parcelar compras no cartão vale a pena?
Apresentamos 3 situações em que a compra parcelada no cartão vale a pena:
Não há cobrança de juros no parcelamento
Normalmente quando há o parcelamento das compras, há acréscimo de juros. Assim, o valor da parcela não é exatamente o valor da compra dividido pelo número de parcelas. Esta atitude se justifica porque no processo de parcelamento da compra você está pegando um dinheiro emprestado, e paga juros por isso, que está relacionado ao tempo de quitação da dívida.
A grande sacada neste momento é perceber se realmente a compra não tem juros. Mesmo que a loja diga que não ocorre a cobrança de juros no parcelamento, se ela der desconto para compras à vista, o valor da compra à vista é o valor real da compra.
Assim, se o valor parcelado é maior do que o valor da compra realizada à vista, a compra possui sim, juros acrescidos na parcela.
Você tem o dinheiro para comprar à vista
Veja se você tem o dinheiro para comprar à vista. Se você comprar parcelado, sem acréscimo de juros, pode ser uma vantagem. Veja bem, você consegue manter o dinheiro guardado ou investido por mais tempo além de ganhar milhas ou pontos com a realização de compras usando o cartão de crédito.
Insistimos: se não houver juros, parcele no cartão de credito e ganhe as vantagens oferecidas pelo cartão nas compras.
O valor à vista da compra está investido
Perceba: se você tiver o valor para comprar à vista, mas esse dinheiro estiver investido, a escolha será entre perceber qual é a vantagem: o rendimento da aplicação ou os juros da parcela.
Se o seu rendimento na aplicação for maior que a parcela, é vantagem parcelar a compra no cartão. Mas se não for maior, a vantagem é retirar o dinheiro e pagar a compra à vista.
Mas não esqueça: se você optar por pagar à vista, você precisa repor esse dinheiro em seus investimentos. Sendo assim, opte por um valor mensal para fazer aportes no investimento, e assim repor o dinheiro da compra à vista.
Esses aportes financeiros contribuem para que você invista com maior frequência e faz com que os juros compostos auxiliem no cumprimento dos seus objetivos.
Então, analise!!! Reflita!!! E vejas as condições da compra, para saber se vale a pena ou não parcelar no cartão de crédito.