Se você já pesquisou sobre finanças na internet, já deve saber que algumas pessoas não gostam de dividir, em alguns meses, as compras. Isso porque, segundo eles, comprar parcelado pode atrapalhar a sua vida financeira, o que é verdade. Contudo, existem diversos outros benefícios nisso. O resultado disso é que parcelar compras não é ruim, mas exige atenção de quem faz isso.
Por isso, vamos abordar os cuidados que você deve ter ao parcelar suas compras e dar dicas de como controlar os seus gastos com essa funcionalidade.
Muitas parcelas podem atrapalhar você
É fato que parcelar compras pode ser ruim para você. Isso porque muitas vezes parcelamos compras demais e, com isso, acabamos não dando conta de pagar a fatura no final do mês. Dessa forma, usar limites do cartão de crédito com moderação pode ser a saída para isso.
Logo, para que você não se atrapalhe no parcelamento das compras, busque usar apenas um cartão de crédito. Com isso, você tem um limite fixo e não se perde entre diversas faturas e cartões. Além disso, busque não fazer parcelas demais, deixando isso apenas para os produtos que realmente são de alto valor, como os eletrodomésticos. Para compras menores no mês, busque sempre pagar à vista. Ainda, sempre olhe os extratos da sua fatura antes de comprar qualquer produto. Isso porque a sua fatura pode já estar alta e, ao ver isso, você evita surpresas e gastos acima do esperado no final do mês.
Outro cuidado que você deve ter é não parcelar em muitas vezes. Isso porque não é uma sensação boa ficar pagando, durante muito tempo, o mesmo produto. Quanto menores as parcelas, mais você economiza. E por último, parcele as compras sempre quando não tiver juros. Isso porque juros tornam o preço final da compra maior.
Quando parcelar uma compra?
Você deve parcelar uma compra sempre que o pagamento à vista ficar muito pesado para você. Contudo, você deve saber os motivos da compra estar pesando no seu bolso. Isso porque uma compra pode ser inviável quando você já gastou muito ou, ainda, pode ficar pesada quando o produto custa muito.
Dessa forma, como dissemos anteriormente, parcele uma compra apenas para produtos de maior valor agregado. Exemplos disso são compras de televisões, geladeiras, entre outros produtos caros. Por outro lado, se você quer comprar um produto de baixo valor, pode ser uma boa ideia repensar se você precisa, de fato, dividir o valor em diversos meses.
Outra boa hora de parcelar é quando o cartão de crédito que você usa dá vantagens para isso. Isso porque alguns cartões dão vantagens (e descontos) aos clientes quando compram em lojas parceiras. Dessa forma, no final das contas, uma compra parcelada pode sair mais barata que uma à vista.
Contudo, você deve sempre monitorar todos os seus gastos. Parcelar compras, mesmo que vantajoso, pode sair do controle e pesar no seu orçamento. Por isso, faça isso com moderação e busque não dividir todas as suas compras.