Já ouviu falar no parcelamento de fatura do cartão e quando ele vale a pena? Esse recurso pode salvar você de entrar em dívidas ainda maiores, porém, é preciso usar sempre com muita cautela. Se você tem dúvidas a respeito do tema, então precisa conferir as nossas dicas. Então hoje, o Brasil 123 te dará informações importantes sobre o assunto.
Saiba mais sobre o parcelamento de fatura do cartão
Todos sabemos que um cartão de crédito pode ser um perigo e pode nos fazer entrar em bolas de neve de dívidas. Algumas pessoas têm a mania de comprar tudo no cartão de crédito, e criam faturas enormes que nem percebe. E então a data de pagamento chega e você se vê sem saída e conseguir pagar.
Em muitos bancos existe como parcelar a fatura do seu cartão de crédito, onde muitos enxergam uma forma de conseguir pagar e aliviar a tensão das contas. Mas será que realmente vale a pena fazer esse parcelamento?
Como funciona?
Funciona como um parcelamento de uma compra normal no seu cartão. Você terá que fazer o pagamento entre o valor do mínimo e do total da sua fatura, e todo mês virá com na fatura as compras do mês anterior e o valor que ficou a parcela do mês que você optou por parcelar.
A maioria dos bancos cobra juros no valor dessas parcelas. Mas é uma opção melhor do que pagar os juros rotativos. Vale ressaltar que o parcelamento da fatura entra no limite do cartão, deixando ele com o limite menor que o já acostumado, e será quitada como uma compra realizada em uma loja.
Vale a pena fazer o parcelamento da fatura?
O indicado é que não parcele, somente em último caso. Se não existir outra saída, parcelar é a melhor opção. Mas tudo o que puder fazer para fugir das parcelas, faça. Tente, pelo menos, nos casos de parcelamento, sempre pagar o máximo que conseguir e nunca o mínimo.
Um exemplo de uma situação na qual é melhor optar pelo parcelamento, é quando você estiver começando a entrar nos juros rotativos. Quando uma pessoa está nessa situação, a cada fatura que passa, a porcentagem dos juros vai aumentando a cada mês, e os próprios bancos dão ao cliente essa opção de parcelar por ser melhor para evitar que aumente a dívida.
Dicas para caso você tenha que parcelar
Para que você entenda exatamente o que fazer caso você tenha que fazer o parcelamento de fatura do cartão, separamos algumas dicas. Veja agora mesmo.
- Faça um planejamento financeiro antes, até mesmo para saber em quantas vezes você irá parcelar;
- Procure todas as opções antes e só parcele se tiver certeza que é o melhor a fazer;
- Não perca o controle das parcelas, e pague todas no prazo;
- Pesquise muito antes;
- Analise a sua situação com responsabilidade.
Com essas informações, você já está preparado para lidar com o parcelamento de fatura do cartão e conseguirá, de forma mais simples, identificar quando isso vai valer a pena.