A forma de pagamento é algo extremamente importante para quem quer aprender a lidar melhor com o dinheiro no dia a dia. Isso porque a forma de arcar com as compras pode definir as vantagens que você pode tirar das modalidades de pagamento. E quando o assunto é cartão de crédito, a discussão é ainda mais importante.
Por isso, hoje vamos entender qual é a melhor forma de pagamento que você deve usar com o seu cartão de crédito. Além disso, vamos entender quando aderir a cada uma das formas e as vantagens de ambas.
No crédito ou no débito?
A primeira escolha ao fazer qualquer compra é entre o débito ou o crédito. Enquanto no débito o valor desconta automaticamente da sua conta bancária, no crédito você posterga o pagamento para o dia do vencimento da sua fatura. E, de forma geral, é preciso ter controle financeiro para fazer ambas as escolhas.
Isso porque passar tudo no cartão de crédito, de forma desenfreada, pode fazer com que você caia em um dos maiores endividamentos do país, o rotativo. Por outro lado, comprar no débito pode fazer com que você não tenha dinheiro para arcar com as contas no início do mês. Dessa forma, é preciso ter em mente duas coisas ao efetuar qualquer pagamento:
- Como estão as suas dívidas para o próximo mês;
- Qual o limite disponível no seu cartão de crédito.
Ao fazer isso, você sempre tomará a melhor decisão. De forma geral, vale mais a pena pagar no débito se você não sabe quanto está a sua fatura e suas despesas do mês. Para o crédito, as vantagens são maiores, mas é preciso ter mais controle sobre os gastos também.
Isso porque ao pagar no débito, muitas vezes você deixa de ter os benefícios do cartão. No crédito, você pode acumular pontos através do valor da fatura. Atualmente, o C6 Bank permite acumular pontos nas duas modalidades, mas o crédito pontua mais.
À vista ou parcelado no cartão de crédito?
Ao escolher o cartão de crédito, existe ainda um outro questionamento: será à vista ou parcelado? Para escolher, existe um passo a passo simples para escolher, mas também é preciso ter um bom controle financeiro.
De forma geral, vale a pena pagar parcelado se:
- Você não tem faturas de alto valor nos próximos meses;
- Não existe cobrança de juros ao parcelar a modalidade.
Isso porque se a fatura não está alta e não tem juros para o parcelamento, você pode guardar o saldo da compra em contas que rendem e, com isso, deixar o dinheiro rendendo e, posteriormente, ir descontando o valor da conta para pagar a fatura.
Atualmente, vários bancos permitem aderir a essa modalidade, como Nubank e Banco Inter. Isso porque é possível aumentar o limite do cartão de crédito apenas guardando dinheiro. Na prática, o valor rende enquanto você faz as compras. Depois, pode ir descontando o valor nas faturas.