A paralisia do sono provoca medo em muitas pessoas que a vivenciam. Ela acontece quando o cérebro está desperto, mas ainda não consegue mexer o restante do corpo. Dessa forma, uma pessoa que sofre com ela fica angustiada tentando levantar, abrir os olhos, ou chamar por alguém, mas em vão.
5 sintomas da ansiedade que você precisa conhecer
É possível que você já tenha vivenciado a paralisia do sono, uma vez que ela não é incomum. Entretanto, a sensação é realmente assustadora. E quem a vivenciou, não gostaria mais de passar por isso. Ela acontece quando os músculos não funcionam, mesmo que a pessoa já esteja acordada e consciente.
Quando acontece a paralisia do sono
Na fase mais leve do sono é o momento mais comum de acontecer essa paralisia. E, geralmente, ela acontece com o despertar da pessoa e traz a sensação de se estar preso no corpo, mas sem conseguir movê-lo. Mesmo sendo mais comum ao tentar despertar, ela também pode acontecer quando se está tentando dormir.
Quais são os sintomas da paralisia do sono?
Os sintomas caracterizam-se por sentir a consciência independente do corpo físico. Ou seja, você sabe que está acordado, mas não consegue ter controle sobre si mesmo para levantar, nem para abrir os olhos. A paralisia do sono faz com que você tenha a sensação de estar preso dentro do corpo. Ao mesmo tempo em que o corpo parece estar estático e não corresponder ao que o cérebro manda.
Quando se sofra com ela, é possível ter a sensação de que consegue enxergar tanto com o mundo visível, como com o invisível. Como se o espírito pudesse ver e o corpo físico também.
Insônia: quais são as suas causas e como você pode dormir melhor
Como controlar a paralisia do sono?
Quando esse evento acontece, é difícil não se sentir preocupado e ansioso. As tentativas de se mexer e não conseguir podem levar uma pessoa a ter muito medo e a sentir um desespero profundo. Então, como lidar? Bom, primeiramente, quando ela já está acontecendo, não há o que fazer.
É preciso, então, achar uma maneira mais tranquila de lidar com ela, sem perder a cabeça e sem ter medo. Por isso, quando sofrer com a paralisia do sono, não tente se levantar a qualquer custo. Tentar fazer uma coisa que você não está conseguindo apenas te deixará mais nervoso.
Apenas tente controlar a sua consciência. Primeiramente, relaxe. Respire fundo e não force o seu corpo ou sua mente a nada. Não se entregue ao medo. Você acordará, como sempre acordou. O seu corpo apenas precisa de mais tempo para despertar, assim como o seu cérebro fez.
Por isso, tente ficar calmo e aproveitar o momento. Sim, aproveitar! Utilize a sensação de conseguir ver dois mundos diferentes para olhar para eles com curiosidade. Faça isso até que seu corpo relaxe o suficiente para acordar e não sentir mais a sensação de estar impedido de se mover.
Lidar com a ansiedade: como utilizar a respiração pode aliviá-la