As plantas medicinais proporcionam inúmeros benefícios para a saúde e a maioria das pessoas sabe disso. Porém, devido à grande variedade de plantas medicinais existentes, é praticamente impossível se beneficiar com todas elas. Mas você já ouviu falar em Ginko Biloba? Sabe para que serve Ginko Biloba e como deve ser utilizado? Caso não saiba, descubra aqui.
O Ginko Biloba é um tipo de planta medicinal que proporciona inúmeros benefícios à saúde. No Brasil, é comum encontrá-lo na forma de comprimidos ou cápsulas. Esse fitoterápico contribui para a melhora da saúde de pacientes que possuem diabete e problemas cognitivos, por exemplo. Porém, é necessário utilizá-lo somente sob orientação profissional, uma vez que o extrato dessa planta pode provocar alguns efeitos adversos no organismo.
Para que serve Ginko Biloba?
Agora que você já sabe o que é o Ginko Biloba, está na hora de descobrir quais são as vantagens que seu uso proporciona para a saúde. Veja abaixo quais são os benefícios de consumir essa planta medicinal:
Protege o coração
Os problemas cardiovasculares são responsáveis pela morte de milhares de pessoas diariamente no país. Afinal, dentro desse grupo de doenças é possível citar os fatores desencadeantes de infarto e AVC, por exemplo.
Mas a Ginko Biloba pode ajudar na redução da pressão arterial e na diminuição da formação de coágulos na circulação sanguínea. Dessa forma, o sangue exerce menor pressão na parece das artérias e circula livremente, diminuindo as chances de que ocorram problemas como infartos e AVC. Outra característica interessante dessa planta é que ela ajuda a melhorar o comprometimento cognitivo de pacientes que passaram por um acidente vascular cerebral.
Ajuda no desenvolvimento cerebral
Como o Ginko Biloba contribui para uma melhor circulação sanguínea e o sangue é responsável por transportar o oxigênio pelo corpo, há um aumento da quantidade de oxigênio disponível ao longo de todo o corpo. Logo, dentre os locais beneficiados é possível destacar o cérebro, assim, a utilização dessa planta proporciona uma melhora da concentração.
Além disso, ao utilizar Ginko Biloba você reduz os fatores de risco que possuem associação com a depressão e melhora os sintomas psicológicos e comportamentais em pacientes que estão em um quadro de demência.
Melhora a libido
Utilizar Ginko Biloba com outros nutrientes e minerais auxilia no aumento da libido, ou seja, proporciona o aumento do nível de desejo sexual, especialmente em mulheres no período pré e pós-menopausa. Isso ocorre porque essa planta provoca o equilíbrio dos hormônios.
Além disso, ao regular a circulação sanguínea, essa planta aumenta a circulação sanguínea para a área genital, dessa forma, auxilia homens que estejam com disfunção erétil, por exemplo.
Melhora a visão
Ainda devido à capacidade que essa planta tem de proporcionar uma melhor circulação do sangue, ela ajuda a evitar que alguns danos ocorram em áreas sensíveis dos olhos, como, por exemplo, a retina, a mácula e a córnea. Além disso, alguns estudos apontam que ela exerce efeitos benéficos em pacientes que possuem glaucoma por interromper a progressão da perda da visão.