O Enem 2023 está se aproximando. A saber, as provas serão aplicadas em todo o país nos dias 5 e 12 de novembro.
Para quem não está familiarizado, cabe explicar que o exame é composto basicamente por questões objetivas de múltipla escolha. No entanto, existe uma parte específica que é discursiva: a redação.
Aliás, é uma etapa que assusta muita gente. Então, por esse motivo, ao longo deste artigo você vai acompanhar quais foram os temas abordados nas edições anteriores do Enem.
Estudantes podem ganhar PIX de R$ 100,00! Veja como
Redação no Enem 2023
Antes de tudo, vale mencionar que o Enem 2023 deve seguir a regra dos anos anteriores, ou seja, deve abordar temas de ordem social, científica, cultural ou política.
Assim, na prova de redação, os estudantes precisam escrever um texto dissertativo-argumentativo.
Em resumo, ao longo do texto devem defender um ponto de vista, isto é, uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual.
Além disso, os candidatos precisam elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos.
Avaliação
O texto produzido no Enem é avaliado por, pelo menos, dois professores graduados em letras ou linguística, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro.
Inclusive, essa é a única prova que tem uma nota de zero a mil. E atenção, caso o candidato tire zero, ele é eliminado.
Leia ainda: WhatsApp vai parar nestes celulares em outubro; confira a lista atualizada
Temas de redação no Enem
A cada ano, ao longo da história do Enem, o exame teve pelo menos dois temas de redação, um cobrado na aplicação regular e outro no Enem voltado para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade, o chamado Enem PPL, aplicado em data posterior ao exame regular.
Também fazem essa prova os estudantes que foram prejudicados por questões logísticas no dia do Enem regular.
Contudo, em alguns anos, houve exceções. A saber, em 2020, houve um terceiro tema. Era a primeira aplicação do Enem Digital, que teve uma prova diferente do Enem impresso.
Em 2016, houve duas aplicações regulares devido a um amplo movimento de ocupação de escolas por estudantes em várias cidades do país. Entre os motivos do protesto estava o Novo Ensino Médio, que na época acabava de ser proposto por meio de medida provisória. As ocupações de alguns locais de prova impediram a realização das provas na data regular.
Agora, vamos aos temas de redação apresentados nas últimas 7 edições do Enem:
- Enem 2022: Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil (Enem regular) e Medidas para o enfrentamento da recorrência da insegurança alimentar no Brasil (Enem PPL e reaplicação);
- Enem 2021: Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil (Enem regular) e Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil (Enem PPL e reaplicação);
- Enem 2020: O Estigma Associado às Doenças Mentais na Sociedade Brasileira (Enem impresso), O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil (Enem digital) e A falta de empatia nas relações sociais no Brasil (Enem PPL e reaplicação);
- Enem 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil (Enem regular) e Combate ao uso indiscriminado das tecnologias digitais de informação por crianças (Enem PPL e reaplicação);
- Enem 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet (Enem regular) e Formas de organização da sociedade para o enfrentamento de problemas econômicos no Brasil (Enem PPL e reaplicação);
- Enem 2017: Desafios para formação educacional de surdos no Brasil (Enem regular) e Consequências da busca padrões de beleza idealizados (Enem PPL e reaplicação);
- Enem 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil (Enem regular primeira aplicação), Caminhos para combater o racismo no Brasil (Enem regular segunda aplicação) e Alternativas para a diminuição do desperdício de alimentos no Brasil (Enem PPL e reaplicação).
Com informações da Agência Brasil
Veja também: Calendário do Bolsa Família ATUALIZADO: Veja o que mudou