Que o ano novo seja de muita esperança. Essa é uma mensagem de final de ano muito comum. Você pode até ter recebido ela de algum parente ou amigo. Mas de acordo com uma pesquisa do Datafolha, a esperança está passando longe dos trabalhadores este ano.
De acordo com um levantamento do instituto, cerca de 68% dos trabalhadores brasileiros não acreditam que a economia vai melhorar para eles em 2021. Cerca de 22% afirmaram que a economia vai piorar.
A sua situação econômica vai melhorar em 2021?
- Vai piorar – 22%
- A situação vai ficar igual – 46%
- Vai piorar – 31%
Quando se soma portanto o percentual dos que acreditam que vai piorar com aqueles que afirmam que vai ficar tudo igual então chegamos nos 68%. Esse é portanto um percentual semelhante ao que se viu em agosto, quando o Datafolha também fez um levantamento sobre o tema.
Aliás, agora o Datafolha também perguntou o que esses trabalhadores achavam sobre a situação do país como um todo. Aqui se pergunta o que eles acham da economia do Brasil e não necessariamente sobre o bolso dessas pessoas. Os resultados não foram muito diferentes.
O que você acha da situação econômica do Brasil em 2021?
- Vai piorar – 41%
- A situação vai ficar igual – 28%
- A situação vai melhorar – 28%
Economia do Brasil
A semelhança entre os números mostra que o trabalhador brasileiro entende que uma recuperação econômica pessoal passa por uma melhora na economia do Brasil. O pessimismo, no entanto, pode ter várias explicações.
O fim do Auxílio Emergencial pode ser um deles. Milhões de brasileiros estão neste momento sem nenhum tipo de renda. Para piorar a situação, o número de casos e novas mortes decorrentes do coronavírus estão crescendo em todas as regiões do país.