O secretário de estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, esteve no Vaticano nesta quinta-feira (1). Mas ele não viu o Papa Francisco. Isso acontece porque o papa deixou claro que não recebe políticos de países que estejam passando por uma disputa eleitoral.
Esse é exatamente o caso dos Estados Unidos neste momento. O país de Donald Trump vai descobrir se vai continuar sendo o país de Donald Trump em breve. Assim, o papa disse nesta quarta-feira (30), que não iria receber Pompeo.
Seja como for, Pompeo foi mesmo assim. Por lá, ele teve um encontro com o cardeal Pietro Pardim. Trata-se portanto do número dois da igreja católica neste momento. Além disso, o monsenhor Paul Gallagher também estava no momento.
De acordo com o próprio Vaticano, os bispos e o secretário conversaram sobre vários assuntos. Mas o principal deles foi mesmo as relações da igreja com a China. Pompeo é assumidamente um crítico da aproximação da igreja com a China nos últimos anos.
De qualquer forma, ao menos na visão do Vaticano, a reunião foi “tranquila e respeitosa”. O secretário de estado dos Estados Unidos está fazendo uma espécie de tour pelo mundo. Analistas afirmam que esta é uma maneira de ajudar na campanha de Donald Trump internamente.
Pompeo
Recentemente, Mike Pompeo esteve no Brasil. Ele visitou o estado de Rondônia e falou com refugiados. Por lá, ele falou sobre a situação da Venezuela, e isso causou uma enorme polêmica por aqui no Brasil.
O chanceler brasileiro Ernesto Araújo teve que ir ao Congresso para dar explicações sobre uma das supostas falas de Pompeo na visita. Seja como for, o ministro se defendeu afirmando que tudo não passou de um erro de tradução.