Pessoas que praticam atividades físicas sempre se perguntam se o pão integral emagrece e escolhem esse alimento como alternativa inteligente, muitas vezes apontada por nutricionistas. Mas, sabia que nem todos os pães que se dizem integrais são, verdadeiramente, feitos com farinha integral? Fique atento ao rótulo para comprovar isso antes de comprar.
Para entender se o pão integral emagrece, saiba que é preciso conhecer o problema do pão branco, afinal, eles são feitos com farinha refinada e não são alimentos que eram ingeridos antigamente. Por isso, um alimento novo que não tem os nutrientes necessários para a nossa saúde não é tão bom para nosso organismo.
Afinal, a falta de fibras no pão de massa branca é um dos pontos desfavoráveis desse alimento. Então, veja benefícios do pão integral que, por sua vez, não é feito com a farinha refinada de trigo.
Será que pão integral emagrece?
O pão integral é feito com a farinha ainda com o gérmen e o farelo do trigo, portanto, ele é mais rico em fibras, proteínas e gorduras saudáveis presentes no alimento. Com isso, um estudo apontado no Journal of the American College of Nutrition indicou que pessoas que consomem grãos integrais tendem a ter menores índices de insulina quando estão em jejum se comparados com as pessoas que consomem farinhas refinadas.
Benefícios do pão integral
Para entender se o pão integral emagrece, veja abaixo os benefícios que o consumo desse alimento oferece, já que tudo está interligado na busca pela redução do peso corporal e vamos falar sobre isso a seguir:
Controle da diabetes
Por isso, um dos principais benefícios de consumir pão integral está na prevenção do diabetes tipo 2 que esse alimento proporciona. Mas, será que pão integral emagrece? Desde que seja consumido de forma correta e balanceada de acordo com a avaliação de um nutricionista, o pão integral auxilia na perda de peso.
Controle do colesterol
Outro benefício do pão integral é o controle do colesterol que esse alimento oferece para nossa saúde. Afinal, alguns estudos já deixaram claro que o consumo desses grãos integrais tende a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) no organismo. Com isso, pode-se reduzir o risco de doença cardíaca em 26% em relação às pessoas que consomem farinha refinada presente nos pães de massa branca.
Os efeitos de proteção que os grãos integrais trazem para nosso organismo dependem da interação da nossa composição biológica que, por sua vez, deve ser rica em fibras, vitamina E, ácido fólico, entre outros nutrientes.
Tenha cuidado na hora de comprar pão integral
Como dito, nem todo pão integral é, realmente, feito com os grãos integrais, portanto, é sempre bom lembrar da importância de ler bem o rótulo. Além disso, o recheio conta muito para entender se um pão integral emagrece, já que é preciso preferir alimentos que tenham quantidades menores de carboidratos.