Notícia triste, o Pantanal está em chamas! E diante desse cenário, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB) decretou situação de emergência em cinco municípios de Mato Grosso do sul devido aos incêndios que têm atingido o Pantanal Sul-mato-grossense.
Calor extremo poderá matar 5 vezes mais até 2050
Decreto de emergência
Conforme o decreto, publicado em edição extra do Diário Oficial nesta terça-feira (14), as cidades em emergência são Corumbá, Ladário, Miranda, Aquidauana e Porto Murtinho, afetadas por desastre classificado como incêndio florestal.
Ainda mais, para o decreto, o governo afirma que foi levado em consideração a intensa onda de calor que o Estado vem enfrentando, com registro de temperaturas entre 38°C a 43°C, aliada a baixos valores de umidade relativa do ar, entre 10% e 30%.
Além disso, o documento destaca os municípios da região do Pantanal, onde foram registradas as maiores temperaturas, de até 42,7°C, e umidade relativa do ar em índices abaixo dos 30%, que já é prejudicial à saúde.
Registro do IHP
Prova de que o Pantanal está em chamas são os vídeos que estão circulando pelas redes sociais.
Nos mesmos, podem ser observadas queimadas intensas que se alastram pelas rodovias dos estados mencionados. Em um deles, o motorista vê o céu tomado pela cor vermelha e atravessa um túnel de fogo.
Vale mencionar que as imagens foram feitas pela organização Instituto Homem Pantaneiro (IHP), na noite da última terça-feira (14).
O IHP ressaltou que a região está “seriamente afetada pelo fogo”, e que ainda não conseguiu contabilizar os animais mortos.
Em suma, a região afetada no vídeo se trata da BR-262, próximo ao Buraco das Piranhas, em Corumbá (MS).
Só até a segunda-feira (13), as chamas teriam consumido 489.950 hectares do Pantanal em Mato Grosso do Sul e 456.725 hectares em Mato Grosso, de acordo com dados do Laboratório de Aplicações de Satélites da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa/UFRJ).
Atuação do governo
Cabe ressaltar que os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) já alertavam para o perigo das queimadas intensas no Pantanal: só até 10 de novembro, Mato Grosso, sozinho, já havia registrado mais de 1,6 mil focos de incêndio.
Com as queimadas em evidência há meses, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a convocar uma reunião com os ministros do Meio Ambiente, Marina Silva; de Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Veja ainda: Trabalhar aos domingos e feriados será proibido pelo governo? Entenda
O que é o Pantanal?
Por fim, cabe citar que o Pantanal é um dos biomas do qual o Brasil é composto. Está localizado na América do Sul, tem uma área de 138.183km², e 65% desse bioma incide nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, de acordo com dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Em complemento, entre os mamíferos conhecidos típicos do bioma, estão as capivaras, ariranhas, os tamanduás, lobos-guará e outros.
Leia também: Onda de calor pode afetar o funcionamento do seu celular; veja como evitar o superaquecimento do aparelho