A pandemia da Covid-19 provocou grandes mudanças nas formas de consumo no Brasil. De acordo com um estudo feito pela GS&NPD, em parceria com o Instituto Food Service Brasil, o gasto com delivery no país cresceu 24% em 2021, na comparação com o ano anterior.
A saber, delivery se refere à entrega de produtos comprados por clientes. Em 2021, os gastos com este serviço totalizaram R$ 40,5 bilhões no Brasil. Já o tráfego de visitantes em sites e aplicativos de delivery cresceu 13% em relação a 2020, somando 2,2 bilhões de acessos.
“A pandemia apenas impulsionou um movimento que já era observado no mercado. O delivery facilita a vida de quem consome e fortalece a cadeia da alimentação fora do lar”, disse Ingrid Devisate, diretora executiva do Instituto Foodservice Brasil.
Estes dados refletem o crescimento do serviço de delivery no Brasil. Segundo o estudo, a pandemia da Covid-19 impulsionou o segmento devido ao incentivo ao distanciamento social. Em resumo, a alta transmissibilidade do coronavírus, bem como a falta de vacinas no início da crise sanitária, fez os países adotarem medidas de isolamento. E a saída para muitos consumidores foi o serviço de delivery.
Mudança dos hábitos dos consumidores se fortalece
A saber, a busca por serviços on-line estava crescendo no Brasil antes da pandemia. Contudo, a crise sanitária fortaleceu o segmento, até porque a oferta destes serviços também cresceu. Em outras palavras, a pandemia agiu como um catalisador para o crescimento do segmento.
Especialistas afirmam que o ritmo de expansão do delivery no Brasil cresceu expressivamente com a Covid-19. “Esse processo teria acontecido sem ela: mas ele levaria muito mais tempo. A pandemia mostrou essa necessidade tanto para os consumidores quanto para os empresários”, disse o vice-presidente da Associação Brasileira de Comércio (ABComm), Rodrigo Bandeira, à CNN.
Com a redução dos casos e mortes provocados pelo coronavírus, diversos hábitos, como o uso de máscara e o distanciamento social, vêm perdendo força. No entanto, estudiosos afirmam que isso não enfraquecerá os serviços on-line no país.
Em suma, a pandemia forçou os consumidores do país a utilizar os serviços on-line, e muitos reconheceram a segurança e a comodidade que a Internet possibilita. Além disso, lojas on-line funcionam 24 horas por dia, de segunda a segunda. Aliás, as próprias empresas perceberam essa expansão e ampliaram seus serviços. Por isso, a expectativa é que o consumo on-line cresça ainda mais no país.
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