Nesta semana, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, declarou que pretende retomar a obrigatoriedade sobre o uso de máscara em locais públicos. O governo português analisa essa e outras medidas restritivas como uma forma de precaução em meio à proximidade das festividades de fim de ano.
A preocupação surge justamente enquanto a Europa enfrenta a quinta onda da Covid-19. Enquanto Portugal ainda debate sobre o uso de máscara facial de proteção, a Irlanda determinou o retorno do toque de recolher da meia-noite em diante para bares e restaurantes. Os irlandeses também precisarão se adaptar ao regime de home office para inibir as aglomerações.
A iniciativa do governo português pode parecer um pouco contraditória para algumas pessoas, pois é o país mais avançado na vacinação contra a Covid-19 em todo o mundo. Mas mesmo assim estuda meios de combater o avanço da pandemia marcado pelo aumento nos registros de casos confirmados e hospitalizações em virtude da doença.
Inicialmente, a exigência sobre o uso de máscara em Portugal foi implementada em outubro de 2020 e suspensa em 13 de setembro deste ano. Hoje, os casos confirmados para Covid-19 diariamente giram em torno de 1.600. Há um ano atrás os registros ficavam entre cinco a seis mil, enquanto o número de óbitos que já chegou a 80 por dia, agora não passa de 20.
O primeiro-ministro socialista de Portugal, Antônio Costa, reforçou a possibilidade de reinstaurar algumas medidas protetivas em prol da pandemia, sobretudo, às vésperas das festas de final de ano. No último sábado, 13, Portugal atingiu o pico de infecções diárias, bem como as hospitalizações que já contabilizaram 486 pacientes na última terça-feira, 16, incluindo 80 em cuidados nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI).
O parlamentar alertou que é preciso agir rápido para evitar que os riscos de contaminação se agrave. Contudo, esclareceu que não será preciso voltar a decretar estado de emergência, que vigorou durante, aproximadamente, seis meses, mais precisamente entre novembro de 2020 a abril de 2021.
Para ele, Portugal não chega nem perto do cenário europeu como um todo. Ele ainda acrescentou que, com a devida atenção, será possível combater a crise sanitária no continente. Atualmente, Portugal possui 10 milhões de habitantes, deste total, 1,1 milhão já foram infectados pela Covid-19, enquanto 18.274 foram vítimas fatais da doença desde o início da pandemia.
Em contrapartida, a Irlanda restabelece medidas restritivas a partir da próxima sexta-feira, 19. Essas medidas afetam, especialmente, o setor de lazer. Conforme mencionado, o toque de recolher passará a vigorar a partir da meia-noite. O atestado sanitário que antes se restringia somente ao setor de hotelaria e para cidadãos vacinados, terá a validade estendida para teatros e cinemas.