Clerton Castro, pai do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), foi assaltado em Botafogo na noite de quinta-feira (2). O homem de 74 anos estava ao telefone em frente a um restaurante na esquina da Rua Visconde de Caravelas com a Rua Capitão Salomão, quando um homem que passava de bicicleta levou o aparelho do telefone.
De acordo com informações de pessoas presentes no local, o ladrão usava um colete de um serviço de entregas.
URGENTE! Governo se pronuncia sobre o DÉCIMO TERCEIRO DO BOLSA FAMÍLIA!
Sobre o assalto
De acordo com Clerton Castro, o assalto durou alguns segundos e o criminoso não ameaçou nem mostrou uma arma. O aparelho roubado trata-se de um Samsung Galaxy S22, no qual Clerton conversava com o filho Caio no momento do roubo.
Vale destacar que o pai decidiu não comunicar o ocorrido ao filho, Cláudio Castro, atual governador do estado do Rio de Janeiro, temendo sua reação.
Criminalidade no Rio de Janeiro
Em 2022, a área onde o pai de Cláudio Castro sofreu o assalto, a cargo da 10ª DP (Botafogo), teve um aumento significativo de furtos de celulares, tendo 1.127 ocorrências, um aumento de 87% em relação ao ano passado. Além disso, somente em janeiro de 2023, 109 aparelhos foram roubados na região.
Contudo, segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), no primeiro mês de 2023, os roubos de rua (roubo a transeunte, roubo em coletivo e roubo de aparelho celular) diminuíram 9% no estado do Rio. Segundo o relatório, foram 4.660 casos em janeiro, contra 5.111 no mesmo período de 2022, ou seja, menos 451 roubos, sendo o menor valor para o indicador desde 2005.
Atenção! INSS traz NOVIDADE importante sobre aposentadoria
Pronunciamento de Cláudio Castro
“Todos estamos sujeitos”, respondeu Castro em mensagem ao G1, que enviou ao governador a notícia do assalto, publicada no jornal O Globo. O blog também perguntou se Castro havia registrado um boletim de ocorrência, mas ele não confirmou.
Além disso, o G1 indagou se Clerton estava bem, onde o governador respondeu que ele “estava ótimo, e que chegou com a maior cara lavada”. Vale destacar que, em nota publicada pelo ISP em fevereiro deste ano, o Instituto afirmou que o ano começava com queda dos crimes no estado do Rio de Janeiro, de acordo com os registros de ocorrência lavrados nas delegacias de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro no mês de janeiro.
Em suma, em nota, o governador Cláudio Castro afirmou: “A redução dos roubos de rua impacta diretamente no aumento da sensação de segurança da população. E é para isso que estamos trabalhando e investindo nas forças de segurança, para termos um Rio cada vez mais seguro para quem mora e trabalha no nosso estado”.