Muitos brasileiros têm dificuldade em acessar o mercado de crédito por se encontrar com o nome sujo. Assim, a situação que já é delicada, piora quando o cidadão inadimplente se esforça para regularizar a situação e descobre que seu nome continua negativado.
Embora pareça absurdo, essa situação complicada pode acontecer, frustrando todo o esforço do indivíduo de limpar seu nome. Não raro, episódios envolvendo nome negativado indevidamente pega consumidores de surpresa, colocando o cidadão em situações constrangedoras no momento de uma negociação.
Contudo, existem providências que a pessoa pode tomar nessas ocasiões, cabendo até mesmo indenização. É importante ressaltar que existe um prazo legal para que a empresa retire o nome do cliente do serviço de proteção. Sendo assim, o indivíduo deve esperar esse período para realizar a verificação e só então antes de acionar a empresa credora.
Quer entender melhor como proceder em situações em que já efetuou a quitação dos débitos pendentes e ainda assim continua com o nome sujo? Continue a leitura do texto até o final.
Aumento no número de pessoas com o nome sujo
Apesar das boas notícias em relação ao nível de endividamento no país, a inadimplência continua a incomodar os brasileiros. Desse modo, ter o nome com restrições de crédito é uma situação muito delicada para muita gente que vive um momento de crise.
Sobretudo, sabendo que o quantitativo de cidadãos brasileiros com essas restrições vem crescendo com o passar dos anos.
Embora os motivos sejam muitos, um deles acabou gerando um agravamento nessa realidade. Sendo assim, os reflexos da pandemia impactaram a economia da maioria da população. Atingindo de maneira especial aquelas que contavam com rendas mais baixas.
Portanto, como consequência desse agravamento, o número de dívidas aumentaram. De acordo com o Serasa, no ano de 2021, 1,6 milhões de cidadãos brasileiros entraram para o grupo de inadimplentes.
O que pode ocasionar o nome sujo mesmo após a quitação do débito
Primeiramente, vale lembrar que um grande número de pessoas conseguem, com muita negociação e muito esforço, saldar suas dívidas.
No entanto, algumas empresas acabam por não realizar a retirada do nome do consumidor que estava inadimplente do Serasa. Dessa forma, o resultado é o surgimento de uma situação em que o cliente já quitou a dívida, mas seu nome continua no órgão de proteção.
Como agir quando já houve o pagamento da dívida e o nome continua negativado?
Por fim, é importante ressaltar que se houve o pagamento do débito que resultou na inclusão do nome no Serasa ou outro órgão de proteção e o cidadão continua com o nome sujo, algo está irregular.
Entretanto, o CDC estipula um período de cinco dias para que a empresa retire o nome do cliente dos órgãos especializados em proteção ao crédito.
Portanto, é preciso respeitar o prazo do Código de Defesa do Consumidor, cuja contagem começa na data do pagamento da dívida, considerando os dias úteis.
Então em seguida o cidadão deve realizar as seguintes ações:
- Procurar a empresa credora para descobrir qual a justificativa para a permanência do novo no cadastro negativo.
- Registrar uma reclamação nos órgãos especializados (Reclame Aqui e/ou Consumidor.Gov, Procon) descrevendo o episódio;
- Buscar os direitos por vias judiciais, garantindo o nome limpo e exigindo uma indenização.
Agora que você já sabe que quitar a dívida e continuar com o nome sujo cabe indenização, corra atrás de seus direitos. Volte para mais informações.